08.12.2016

RETROSPECTIVA 2016

Veja alguns dos acontecimentos que marcaram nossa Diocese

O ano está chegando ao fim. Entre alegrias e tristezas, conquistas e dificuldades, muita coisa foi vivenciada ao longo de 2016. Pessoas chegaram em nossas vidas, de outras nos despedimos, mas sempre certos que Cristo guiava (e continua guiando) nos passos, conduzindo-nos rumo ao reino dos céus.

Dentre tantos acontecimentos, o Departamento Diocesano de Comunicação separou alguns fatos, uma homenagem a nossa Diocese. Cada fato lembrado engloba consigo os outros todos não citados, pois para nós, cada gesto, por mais singelo que seja, é tão importante quanto qualquer um.

COMEÇA AGORA A RETROSPECTIVA 2016 DA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Janeiro – Férias

No mês de janeiro não houveram notícias publicadas devido às férias. Então selecionamos aqui três fatos extras, ocorridos em outros meses.

Por nomeação do Bispo Diocesano Dom Dario Campos, assumiu a função de Diretor do Departamento Diocesano de Comunicação o Pe. Joselito Ramalho Nogueira. Padre Joselito é o 4º Diretor a assumir o Departamento, onde já passaram Pe. Thiago da Silva Vargas, Pe. Juliano Ribeiro de Almeida e Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha.

Falando deles, Padre Thiago Vargas precisou deixar a Diretoria de Comunicação pois assumiu a Reitoria do Seminário Maior São João Maria Vianney, em Cariacica. Um grande desafio, aceito com muita fé e disposição pelo Presbítero.

Sobre os Padres Juliano Ribeiro e Rogério Guimarães, este ano eles foram selecionados para estarem compartilhando seus trabalhos no 29º Congresso Internacional da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Muito gratificante ver nossos padres se destacando no cenário internacional.

Fevereiro – Visita aos Regionais

Neste ano de 2016 as visitas pastorais aos 8 Regionais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim voltaram a ser realizadas, como eram de costume todos os anos, após a pausa em razão da realização da Assembleia Diocesana em 2014. Juntamente com o novo momento, veio a nova coordenação, assumida pelo Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza.

Março – Pascom

A pastoral da Comunicação realizou encontros com os regionais de nossa Diocese. No encontro do Regional II, realizado na Catedral de São Pedro, a nova equipe diocesana foi apresentada. Dentre eles a nova coordenadora: Marcela Cabral.

Abril – Seminário Laudato Si’

Com um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta, a Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, é um alerta de que precisamos perseverar neste caminho em prol da Terra. E a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoveu um seminário a respeito, na última semana do mês de abril.

Maio – Adeus ao Padre Guido e Jubileu de Prata

O quinto mês do ano reservou à nossa Diocese um dos momentos mais tristes de 2016. Foi preciso nos despedirmos do Padre Guido Franceschina, que foi celebrar a Palavra juntamente com o Criador.

Em contrapartida ao momento fúnebre pelo falecimento do Padre Guido, em maio um Presbítero comemorava 25 anos de sacerdócio. Seu nome: Padre Helder Salvador. Atualmente Padre Helder está em missão em nossa Igreja–irmã, na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Junho – O retorno do missionário, Presbíteros em Roraima e Dom Dario “quebra a internet”

Quase três anos e meio depois, Padre Alci Monteiro Dias retornou de missão à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Ele estava no Pará, em nossa igreja-irmã, onde agora se encontra o Padre Helder Salvador. “Deixo aqui o meu abraço, o sentimento de gratidão, o desejo de continuar semeando as sementes do Evangelho e a esperança que trago no coração de um mundo melhor, a partir da fé e das atitudes que nos tornam mais fraternos e solidários pela causa da vida” – palavras do Padre Alci, que atualmente é o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Castelo.

Falando em missão, outros presbíteros também se encontravam em outro estado, levando a Palavra de Deus ao Norte do Brasil. São eles Padre Enildo de Souza, Padre Paulo Sérgio Mourão e Padre Genivaldo Laquini. Os três participaram do Mês Pradosiano, entre os dias 08 de junho a 1ª de julho, em Roraima.

Mas junho trouxe outra grande surpresa. Dia 9 foi o aniversário do nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos. Mas isto não é novidade, pois aniversário faz-se todo ano. Porém, uma semana antes, o Departamento Diocesano de Comunicação havia inaugurado o novo site da Diocese, mais moderno e com novas ferramentas. Além do site, a Diocese ganhou um perfil e uma página no Facebook. Com pouco menos de 10 dias no ar, ambos (site e facebook) receberam uma “enxurrada” de cliques, graças as felicitações de aniversário ao nosso Bispo. O número de visualizações ultrapassou a marca de 17 mil, sendo até hoje a nossa notícia mais vista.  Para se ter ideia, segundo o último SENSO do IBGE, metade dos municípios do Sul do Espírito Santo tem população inferior a este número.

Foi o primeiro indício da força que estas ferramentas teriam ao longo de todo o ano de 2016.

CONTINUA...

_____________________________________________