14.02.2017

Equipes Diocesanas de Coordenação

Reunião aconteceu hoje e visa a integralização da nossa Diocese

Aconteceu hoje (14/02) na Cúria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim a Reunião das Equipes Diocesana de Coordenação. O encontro teve a participação de:

Pe. Antônio Tatagiba Vimercat (Equip. de Comunhão e Participação)

Pe. Alci Monteiro Dias (Equip. do Conselho Missionário)

Pe. Andherson Franklin Lustoza (Equip. de Formação)

Pe. Josimar Pirovani (Setor Juventude)

Pe. Jhauber Luiz Moreira (Equip. de Catequese e iniciação à vida Cristã)

Pe. José Carlos Ferreira (Equip do Dízimo)

Pe. João Batista Maroni (Equip. de Círculo Bíblico)

Rosângela Secchin (Setor Família)

Ivanete Paris (Secretariado de Pastoral).

A Reunião ocorreu sob a coordenação do Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, Coordenador de Pastoral, tendo como um dos objetivos discutir os desafios e as propostas para atualizar o Plano Diocesano de Pastoral.

O Plano de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se encontra disponível na página inicial do nosso site, podendo ser acessado no formato PDF. Para ler o Plano Diocesano de Pastoral CLIQUE AQUI.

Regionais

Outra questão discutida entre os coordenadores foi articular o calendário diocesano no intuito de ouvirem um diagnóstico dos Regionais de nossa Diocese. Para isto, estão sendo programadas visitas aos Regionais para compreender melhor a realidade de cada paróquia.

Estas visitas serão de fundamental importância, pois são os coordenadores de Regionais que saberão dizer se o Plano de Pastoral está sendo aplicado ou não em nossas comunidades.  Nossa Diocese é muito diversificada e cada Regional possui características próprias e vivências únicas em Cristo. O calendário já está sendo preparado para articular estes encontros.

Dando continuidade à reunião, em um diálogo aberto, cada um dos presentes pôde expressar a situação da equipe que representa, para que o Coordenador Diocesano de Pastoral observasse como cada uma está atuando dentro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.  Aqui, dificuldades e empecilhos foram abordados na conversa. É necessário expor os problemas para que juntos encontremos uma solução.

Conselho Pastoral Diocesano

No fim do encontro, ficou acertado a prioridade de colocar em prática os projetos elaborados pelas Equipes de Coordenação Diocesana, pois eles visam a integralização dos vários setores da nossa Igreja.

Setores estes que costuma se encontrar nas reuniões do Conselho Pastoral Diocesano, o CPD. Durante o encontro de hoje, foram discutidas também formas para renovar e melhorar cada vez mais as reuniões do conselho.

Tudo o que foi discutido hoje tem como meta trilhar o caminho concreto para a aplicação do Plano Diocesano de Pastoral em nossa Diocese. Que as dificuldades sejam superadas, que os alicerces sejam erguidos e que possamos, assim, vivenciar o Cristo verdadeiro em nossas Comunidades Eclesiais de Base.