16.02.2017

Décadas de Evangelização

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim completa 59 anos

Hoje a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim completa 59 anos de existência. Ela foi criada em 16 de fevereiro de 1958, pela Bula “Cum Territorium”, do Papa Pio XII, desmembrada do que na época era a “Diocese do Espírito Santo”, sendo hoje a Arquidiocese de Vitória.

A extensão territorial da Diocese continua sendo a mesma desde 1958, porém o número de Municípios e Paróquias aumentou. Atualmente a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim abrange 27 municípios do Sul do Estado do Espírito Santo, totalizando 43 paróquias.

Ao todo são mais de 1.000 comunidades e aproximadamente meio milhão de fiéis. Nossa Diocese conta ainda com dois seminários para formação de presbíteros (o Seminário Bom Pastor e o Seminário Maior São João Maria Vianney).

Dom Dario

Ao todo, a Diocese já foi pastoreada por quatro Bispos distintos. O primeiro foi Dom Luiz Gonzaga Peluso, estando à frente entre os anos de 1959 e 1985. Após ele, foi a vez de, em 1986, Dom Luiz Mancilha Vilela conduzir a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Foram 17 anos, até a sua nomeação como Arcebispo Coadjuntor da Arquidiocese de Vitória, no ano de 2003.

Em setembro de 2003, a Diocese de Cachoeiro conheceu o seu terceiro Bispo. Dom Célio de Oliveira Goulart foi nomeado. E assim permaneceu até o ano de 2010, quando assumiu a Diocese de São João Del Rei – MG.

Foi então que, no ano seguinte, nossa Diocese recebeu com muita festa o seu atual pastor, Dom Dario Campos. Com o lema episcopal “Nas tuas Mãos”, Dom Dario tomou posse em 10 de julho de 2011.

Curiosidades

- Dom Luiz Gonzaga Peluso, o primeiro Bispo de nossa Diocese, faleceu em 1993 e está sepultado na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim.

- Dom Dario Campos, atual Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, é o primeiro Bispo capixaba da Diocese. Dom Luiz Gonzaga Peluso nasceu em Bragança Paulista (SP); Dom Luiz Mancilha Vilela e Dom Célio de Oliveira são naturais de Minas Gerais, respectivamente das cidades de Pouso Alto e Piracema. Dom Dario Campos nasceu em Castelo, Sul do Espírito Santo.

- A última paróquia a ser instaurada na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Conceição de Muqui, em Mimoso do Sul, criada em 2016.

- Reside na Cúria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim o Bispo Emérito de Teófilo Otoni (MG) Dom Diogo Reesink. Dom Diogo é nascido na Holanda.

A Diocese agradece a todos que parabenizaram (e os que ainda o estão fazendo) pelo seu aniversário. Que ela, guiada pelo nosso Bispo Dom Dario Campos, trilhe mais e mais décadas de evangelização no estado do Espírito Santo. Com a caminhada contínua de todos nós, sejamos parte desta história tão bela e rica que é a história da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Catedral de São Pedro, um dos símbolos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Interior da Catedral de São Pedro