10.03.2017

Retiro de Presbíteros

Sacerdotes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se reúnem para reflexão espiritual

Entre os dias 6 e 9 de março os Padres e Freis da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram em Jerônimo Monteiro para um retiro intra-reflexivo, com o objetivo de alcançar uma melhor compreensão espiritual.

Além dos Presbíteros, o nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos também participou dos quatro dias de retiro. Quem também esteve presente foi Dom Edson Taschetto Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Um dos padres presentes foi o Padre Genivaldo Marcolan Laquini, Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, de Bom Jesus do Norte, que ressaltou a importância desta reunião.

“Encerrou hoje o retiro dos Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES. O Pregador foi Dom Edson Damian. Foi excelente, exceto o calor que estava demais. Mas valeu a pena para rejuvenescer o coração no Amor de Deus e caminharmos no deserto quaresmal em direção à Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Dom Edson foi o pregador do encontro, orientando os sacerdotes presentes nesta caminhada reflexiva.

Outro sacerdote presente foi o Padre Josimar Pirovani, Vigário Paroquial na Paróquia Santíssima Trindade, de Marataízes. Em carta aberta, direcionada aos seus paroquianos, ele conta como foi a experiência do retiro. Veja alguns trechos:

O retiro é uma oportunidade onde o Senhor me refaz, me corrige, me consola, me faz voltar ao primeiro amor (cf. Ap. 2,4). Sinto que nesses dias o Senhor me conduziu ao deserto (cf. Os 2, 16) e ali me falou ao coração. O Senhor é sempre muito insistente, por mais que sejamos teimosos ele insiste em nos atrair ao seu amor. Esses dias foram insistentes os apelos do Senhor para que eu volte ao primeiro amor (cf. Ap 2, 4). O retiro é momento oportuno de olhar para o ministério que o Senhor me confiou por pura graça, sem merecimento de minha parte. O ministério presbiteral é algo grande, bonito, simples, algo muito maior do eu mesmo. O retiro foi um momento para renovar meu ministério em Cristo”.

Em outro trecho, Padre Josimar revela que em momento algum deixou de pôr sua paróquia e as pessoas que a compõem em seus momentos de fé e oração.

“Coloquei diante do Senhor cada comunidade, cada um de vocês que estão a serviço do Evangelho nas mais variadas formas e lugares. Rezei por cada família, pelos doentes e por aqueles que estão vivendo momentos difíceis na fé e na vida”.

Padre Enildo Souza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Alegre, também relatou sua experiência no retiro através de seu perfil no facebook, relato este que foi uma recomendação do próprio Dom Edson Damian.

Sou feliz pela Paróquia que o Senhor me confiou, e mesmo com minhas fraquezas e limitações, mas com os dons e carismas, tenho procurado ser um bom pastor a exemplo de Cristo. Agradeço a Deus pela vida de cada um de vocês, cada um com seu jeito.

O retiro é um momento de parada, de reflexão, oração, de comunhão e unidade com Deus, dos padres entre si e com seu bispo. Formamos a Igreja viva que caminha para o reino do Senhor. Assim como os discípulos que voltaram alegres da missão, fomos convidados a resgatar a alegria do Evangelho, alegria do ministério, para isso, a oração deve ser prioridade em nosso ministério. Escutar Deus é a parte fundamental de nossa missão. Como Deus chamou [...] os discípulos, Paulo, Maria, Ele continua chamando a cada um de nós e pede uma resposta: Fala Senhor que teu servo escuta! Eis – me aqui para fazer a tua vontade”, conclui Padre Enildo.

Foto: Padre Enildo Souza