26.08.2021

Paróquia de Itaoca: 30 anos

Com a participação de Dom Luiz Fernando marcando início da construção de Capela, Paróquia N. Sra. Aparecida celebra 3 décadas de evangelização

No domingo (22) a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Itaoca, encerrou um ciclo que durou aproximadamente 12 meses: ela celebrou os 30 anos de sua criação.

Festejos, celebrações, momentos de oração, vídeos com a história das 19 comunidades, lives e até mesmo um livro comemorativo foi produzido. E com a presença das 19 comunidades, do Pároco (Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz), seminaristas, diáconos, demais presbíteros e do bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, o povo de Deus da Paróquia Nossa Senhora Aparecida festejou suas 3 décadas de evangelização.

Além de presidir a Santa Missa festiva, Dom Luiz Fernando foi conhecer o terreno onde será construída a Capela da Comunidade São Roque. Ele visitou a comunidade, abençoou o local e deu início às construções ao enterrar a “Pedra Fundamental”, sendo o marco do começo das obras.

Um pouco da história

No dia 11 de junho de 1991 iniciou-se a reunião para a formação da Paróquia. Estiveram em Itaoca o Monsenhor Antônio Rômulo Zagoto (coordenador Diocesano na época) e padre Ademir de Almeida Camargo (In Memorian), que atuava como Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Consolação. Nesse dia, eles explicaram para as lideranças das Comunidades presentes como funciona uma paróquia, o que são as Comunidades Eclesiais de Base, o sustento da paróquia e a estrutura pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Durante a reunião, o padre Ademir anunciou a divisão das Comunidades por setores e que refletiria com cada setor o que são os conselhos, pastorais e movimentos.

Segundo os escritos dos paroquianos, no início, as lideranças presentes na reunião queriam que a paróquia fosse dedicada a São Miguel Arcanjo, mas o padre Ademir explicou que não havia nenhuma Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Estado do Espírito Santo. Depois dessa justificativa, marcou mais uma reunião para explicação dos próximos passos para a estruturação da paróquia e comunicou a data da fundação da mesma.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada em Itaoca, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, foi criada em 25 de agosto de 1991 conforme decreto emitido por Dom Luiz Mancilha Vilela, até então Bispo de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. No início da Solene Celebração Eucarística foi feita a leitura do decreto de ereção da Paróquia e a provisão do ofício de pároco ao padre Ademir.

As Comunidades Eclesiais de Base que fazem parte da paróquia eram assistidas pelos padres Agostinianos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação. O Frei João Echavari foi um dos últimos a passarem pela paróquia de Itaoca. No início, as Comunidades que faziam parte eram: Alegria de São José, Alto Moledo, Auxiliadora, Bom Jardim, Cachoeira Alta, Condurú, Fruteiras, Itaoca, Independência, Monte Verde, Santo Antônio, São José, São Luiz, São Vicente, Usina de São Miguel, Valão de Areia e Vargem Alegre.

Atualmente a paróquia está dividida em quatro setores: três na área Rural e um na área Urbana, estruturando assim suas 19 Comunidades Eclesiais de Base: Nossa Senhora da Penha ( Alto Moledo), Nossa Senhora Auxiliadora ( Alto São Vicente) São Luiz (Boa Vista), São Francisco de Assis (Independência), Nossa Senhora das Graças( Monte Verde), Nossa Senhora da Penha( Bom Jardim), Nossa Senhora das Neves ( Cachoeira Alta), São Vicente de Paula ( São Vicente), São José ( Cantagalo), Santo Antônio (Cantagalo) Santa Luzia( Santa Luzia), São Sebastião ( Vargem Alegre), Nossa Senhora da Penha ( Fruteiras), Santo André( Córrego Vermelho), São Roque( Ipiranga), Santa Rita (Itaoca), São Miguel Arcanjo-Matriz(Itaoca), São Miguel Arcanjo( Usina São Miguel), São João Batista( Valão de Areia).

Fotos: Pascom da paróquia Nossa Senhora Aparecida