08.10.2021

Novena Missionária

Novena terá início no dia 15 de outubro na Diocese de Cachoeiro. Coordenação do Conselho Missionário incentiva à prática de série de iniciativas durante este período

Adentramos cada vez mais no mês de outubro, mês este que a Igreja celebra às santas missões. Várias iniciativas já estão sendo realizadas por toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e na próxima semana mais uma terá início.

A partir do dia 15 de outubro a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrará unida a Novena Missionária 2021.

Todos os dias, de 15 a 23 de outubro, serão postados vídeos no Canal do Youtube da Diocese de Cachoeiro e nas plataformas das redes sociais com depoimentos de Bispos, padres e fiéis ligados à ação missionária. Os vídeos foram produzidos pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Também está sendo disponibilizado o arquivo em pdf das Novena Missionária 2021, que também é uma realização das Pontifícias Obras Missionárias. Clique aqui e faça o download do arquivo.

“O Papa Francisco, em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, destacou o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança que amenizaram o sofrimento humano nas famílias, na saúde, na educação, nas populações em situação de rua e de abandono, entre os migrantes indígenas, no mundo do trabalho, em gestos de compaixão, na missão além-fronteiras. É o Senhor que desperta o espírito missionário para sermos uma missão em cada realidade”, destaca o Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz, coordenador da Equipe Diocesana de Conselho Missionário.

Vivenciando a missão

Pe. Antonio Valdeir também ressalta algumas das iniciativas propostas pela Equipe de Conselho Missionário da Diocese de Cachoeiro, sendo elas:

- Rezar pela missão (pelos missionários espalhados pelo mundo inteiro e pela nossa diocese irmã de Santíssima Conceição do Araguaia, no Pará);

- Rezar pela sua missão do cotidiano;

- Fazer a novena missionária em sua Comunidade ou pelas redes sociais;

- Ler a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (clique aqui para ler);

- Ler os Atos dos Apóstolos;

- Buscar conhecer o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) de sua paróquia;

- Pesquisar o que é a Infância e Adolescência Missionária (IAM);

- Fazer sua colaboração para o Dia Mundial das Missões (23 e 24 de outubro);

- Através de uma ligação, leve uma palavra de compaixão e esperança para alguém da sua família ou para outra pessoa que esteja precisando;

- Reserve um minuto do seu dia para lembrar da missão.

A Novena Missionária se encerra durante o final de semana em que celebraremos o Dia Mundial das Missões (celebrado sempre no terceiro domingo do mês de outubro), juntamente com a Coleta Nacional para as Missões, que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro. Veja abaixo o Hino da Campanha Missionária 2021: