Notícias

17.11.2021

Assembleia Regional de Pastoral

Com a participação de Dom Luiz Fernando, assembleia conta com representantes dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB

A edição de 2021 da Assembleia Regional de Pastoral Leste 2 acontece em formato híbrido, presencial e on-line, devido às restrições do coronavírus. Com o tema “Formação inicial e permanente do clero”, as assessorias do encontro iniciaram-se na manhã de terça-feira (16) na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, integra o quadro de parrticipantes.

Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abriu o evento acolhendo aos presentes e os grupos que acompanham on-line em suas comunidades. "É a primeira Assembleia presencial, após o período de videoconferências. Esperamos que todos e todas reflitam sobre a formação e a vivência do presbítero, a partir das intervenções propostas pelos assessores convidados", motivou Dom José Carlos.

O membro do clero da Arquidiocese de Niterói (RJ) e secretário executivo do Regional Leste 1 da CNBB, Pe. Douglas Alves Fontes, apresentou a pesquisa sobre "A formação sacerdotal e a pandemia" na qual trouxe dados sobre a vida do seminarista durante o período de isolamento social. "Mais de dois mil seminaristas de todo o país participaram do levantamento, que comprovou o quanto a formação sacerdotal foi vivida intensamente mesmo que a maioria estivesse fora de seu Seminário", informou.

"Com a pesquisa, foi possível contemplar como era viver a caminhada formativa em um ambiente diferente, a importância do convívio com os familiares, a relevância dos formandos manterem uma atuação evangélica, sintética e profunda nas redes sociais", acrescentou. "Nos mostrou também os caminhos e luzes que deveremos assumir e refletir para que a vivencia formativa, na pós-pandemia ou como já foi chamado de novo normal, seja mantida mesmo em ambientes diferentes", finalizou.

No período da tarde a assessoria foi ministrada pela psicóloga Luciana de Almeida Campos, que tratou sobre o vício em tecnologias e como isso afeta seminaristas e sacerdotes. A doutora também falou da necessidade em trabalhar a fraternidade sacerdotal. "Trabalhei em conjunto com o padre Douglas na realização da pesquisa quantitativa e da análise qualitativa, com entrevistas estruturadas de cinco regiões do país", afirmou. Na quarta-feira (17), o professor William Castilho conduziu as reflexões sobre os diversos comportamentos que o sacerdote pode desenvolver no decorrer de sua caminhada. A programação da Assembleia

 

Prêmio Padre Andrey Nicioli

O Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2, Dom Gil Antônio Moreira, aproveitou o momento para apresentar a criação do "Prêmio de Comunicação Padre Andrey Cássio Nicioli Silva", que será oferecido anualmente a comunicadores eclesiais como reconhecimento por relevantes trabalhos em prol da evangelização.

A ideia do prêmio surgiu durante a última reunião da Pastoral da Comunicação (Pascom), no dia 15 de novembro, que contou com a participação de Dom Gil e dos coordenadores e Assessores Eclesiásticos Provinciais. O regulamento da premiação está em fase de elaboração e deve ser lançado em março de 2022.

O "Prêmio de Comunicação Padre Andrey Cássio Nicioli Silva" é uma homenagem ao sacerdote, que faleceu há um mês devido a complicações após um transplante de medula óssea. Ele era membro do clero arquidiocesano, jornalista e Assessor Eclesiástico da Pascom na Arquidiocese e no Regional Leste 2.

 

Missa pelos Falecidos

Nesta quinta-feira, 18 de novembro, foi promovida uma Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Regional de Pastoral Leste 2 presidida pelo presidente, Dom José Carlos de Souza Campos; o secretário, Dom Geovane Luís da Silva; o vice-presidente do Regional Leste 3, Dom Paulo Bosi Dal’Bó e pelo secretário executivo do Leste 3, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira. O evento ocorreu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

Os (Arce)Bispos das (Arqui)Dioceses que perderam Padres, Diáconos e Bispo Emérito, recentemente, entraram na Capela carregando uma vela acesa em homenagem aos falecidos. São eles:

 

Diácono Jônatas Dias de Souza, do clero de Belo Horizonte (MG);

Monsenhor Miguel Falabella de Castro e Diácono permanente Antônio José de Carvalho Rosa, do clero de Juiz de Fora (MG);

Pe. Jaime Gonçalves Pinto, do clero de Mariana (MG);

Pe. Alex Pereira dos Santos, Pe. Carlos Alexandre de Souza, Pe. Jaime Ribeiro da Silva e Pe. Selmo Donizetti Mazetto, do clero de Uberaba (MG);

Pe. Kleber dos Santos Junior, Frei Luiz Flávio Adami Loureiro e Pe. Fernando Antônio Silva de Souza, do clero de Vitória (ES);

Frei João Constantino Junqueira Netto, do clero de Cachoeiro de Itapemirim (ES);

Pe. Luzimar Pereira de Melo, Pe. Nelito Nonato Dornelas, do clero de Governador Valadares (MG) e Dom José Gonçalves Heleno, bispo emérito de Governador Valadares;

Pe. Giuseppe Razon, do clero de Ituiutaba (MG);

Pe. Aloísio Back, SCJ, e Pe. Sebastião Fernandes do clero de Luz (MG);

Diácono Permanente Vivaldo dos Reis Ferreira, e Pe. Adriano Henrique, do clero de Montes Claros (MG);

Pe. Ramiro José Gregório, do clero de São João del-Rei (MG);

Pe. Giuseppe Cavalieri, missionário comboniano de São Mateus (ES);

Pe. Mauro Jorge Filho, do clero de Sete Lagoas (MG);

Pe. Andrey Cássio Nicioli Silva, do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) e Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 2;

Pe. Marcos Antônio Tavares Mota, do clero de Leopoldina (MG).

 

Além dos pastores que caminharam com o povo de Deus em Minas Gerais e no Espírito Santo, as 612 mil vítimas da Covid-19 em todo o Brasil foram lembradas na homenagem.

Durante a homilia, Dom José Carlos agradeceu a Deus pela conclusão da Assembleia e pelos estudos valiosos. Ele também agradeceu pela convivência fraterna e o respeitoso diálogo vivido nestes dias, louvando ao Senhor pelo público presente e o on-line.

 

Com informações e imagens do Regional Leste 2

 

 

Mais Notícias