Notícias

04.02.2022

Igreja Histórica

Igreja Nosso Senhor dos Passos completa 138 anos e inaugura obras de restauração nesta quinta-feira, 10 de fevereiro


Após mais de um ano passando por um processo de restauração, a Igreja Nosso Senhor dos Passos, mais conhecida como Matriz Velha, será reinaugurada nesta quinta-feira (10). 

A cerimônia acontece no mesmo dia em que a igreja completa 138 anos de existência e vai contar com a presença de diversas autoridades políticas do Estado.  Entre elas, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, deputados e prefeitos de municípios do Sul do Estado. 

Durante um ano, a igreja passou pelo processo de restauração. Ganhou pintura interna e externa, além de nova iluminação, restauro do assoalho e também paisagismo em torno do templo. O Padre Evaldo Ferreira, Pároco da igreja, destaca que esse é um momento único para o município de Cachoeiro de Itapemirim. 

Ele lembra que a Matriz Velha é um patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade e já foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo. 

“A missa de hoje será um momento de gratidão a Deus. Vamos agradecer pelos 138 anos da nossa igreja e também pela conclusão dessa obra de restauração. Preservar nossa história é também uma forma de reconhecer a sua importância para nosso município”, disse 

A arquiteta Cora Augusta Duarte reforça que a igreja é uma importante expressão da arquitetura religiosa remanescente do século 19. Ao longo dos anos, passou por algumas intervenções, mas mantém até suas características originais: “Sua edificação é um ícone de uma comunidade de fé. Sua arquitetura é única no Espírito Santo. É um patrimônio cultural vivo por seus valores artísticos, históricos, social e espiritual para a cidade de Cachoeiro”, destacou. 

 

Igreja Histórica

A Matriz Nosso Senhor dos Passos teve a construção iniciada em 1879 e foi ampliada e concluída no ano de 1882. O local era propriedade do Capitão Francisco de Souza Monteiro e Dana Henriqueta, proprietários da Fazenda Monte Líbano. A benção inaugural foi realizada no dia 10 de fevereiro de 1884 pelo Pe. Camilo Barcil. 

Os dois eram pais do primeiro Bispo Cachoeirense no Espírito Santo, Dom Fernando de Souza Monteiro e dos presidentes do Estado do Espírito Santo, Jerônimo de Souza Monteiro e Bernardino de Souza Monteiro; avós do Governador Carlos Fernando Monteiro Lindemberg.

Foi doada à Comunidade católica no município de São Pedro do Cachoeiro no ano de 1899.

Pe. Evaldo Praça Ferreira, Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos

 

 

Mais Notícias