14.03.2022

Assembleia do Povo de Deus

Terceira edição do encontro do Regional Leste 3, primeira de forma presencial, aconteceu nos dias 11 e 12 de março

Realizada pela primeira vez de forma presencial, Bispos, padres, religiosos e lideranças leigas das quatro dioceses capixabas estiveram reunidos em Vitória, nos dias 11 e 12 de março (sexta e sábado), para participar da 3ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3.

Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo metropolitano de Vitória e presidente do regional, Dom Dario Campos, que fez menção ao momento de pandemia e guerra que estamos vivendo. “Mas precisamos caminhar e buscar a justiça de Deus que traz a paz e a fraternidade”, disse.

A nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim contou com a participação de 8 membros, de diversos setores, que representaram a nossa Igreja particular do sul do Espírito Santo. Participaram:

Dom Luiz Fernando Lisboa – Arcebispo-bispo Diocesano

Pe. Joselito Ramalho Nogueira – Vigário Geral

Pe. Paulo Sérgio Mourão – Representante dos Presbíteros

Pe. João Batista Maroni – Vigário Episcopal para a Ação Pastoral

Pe. Thiago Vargas – Reitor do Seminário Maior “São João Maria Vianney”

Cora Augusta Duarte Aguieiras – Setor de Bens Culturais

Antônio Campos Carvalho – Coord. da Pastoral da Juventude

Ir. Josenira de Souza Rodrigues – Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia

Após a abertura feita por Dom Dario foi a vez da socióloga Tânia Maria Silveira, que levantou a discussão e análise de conjuntura social e eclesial da sociedade contemporânea. Frisando os impactos da pandemia, e de outros males, a socióloga debateu como o contexto atual têm provocando aumento das desigualdades e diminuição da atenção às populações mais vulneráveis.

"Frutos abundantes de missão"

Dando continuidade, o secretário executivo do Regional Leste 3, Padre Roberto Marcelino de Oliveira, apresentou as estruturas do novo regional da CNBB. O bispo de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa expôs a visão histórica sobre a sinodalidade e sua comunhão e participação na missão da Igreja.

Já Dom Luiz Fernando Lisboa, o Arcebispo-bispo de Cachoeiro de Itapemirim, refletiu e dialogou com os participantes sobre a temática da Assembleia Eclesial Latino-americana e Caribenha, ocorrida no ano passado no México. Dom Luiz, inclusive, na época da realização da Assembleia, realizou uma série de vídeos onde falava diretamente com a sociedade. Clique aqui e veja.

Os participantes da assembleia também tiveram oportunidade de apresentar suas reflexões e inquietações diante de tudo o que foi falado. “Entre sentimentos de alegria e de preocupação, prevaleceu a esperança de que a nova caminhada da Igreja no Estado do Espírito Santo, através do novo regional, pode trazer frutos abundantes de missão”, observou o coordenador de comunicação do Leste 3, Padre Patric da Silva Wanderley.

Imagens: Pe. Edgar Rigoni