14.03.2022

Festa Centenária

Paróquia de Marataízes celebrou neste domingo a 112º edição da Festa das Canoas

A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes realizou neste domingo (13) a 112ª Festa das Canoas. A festa, organizado com o apoio da Prefeitura local, é celebrada em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora da Penha todo segundo domingo do mês de março.

Após a realização do tríduo festivo, antecipando as comemorações, o domingo foi cheio de alegria, com participação massiva da população local e presença do arcebispo-bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

“É uma alegria estarmos aqui hoje, em Marataízes, para celebrarmos os 112 anos da Festa das Canoas. E eu quero saudar de forma especial todos os pescadores e pescadoras e a família dos pescadores, que vivem desse trabalho tão digno, tão honesto”, comentou Dom Luiz Fernando Lisboa.

O arcebispo-bispo de Cachoeiro de Itapemirim enalteceu os profissionais da pesca e mencionou que mantem todos eles em suas orações: “Rezando por eles, aqui de Marataízes, rezamos também por todos os pescadores que trabalham em toda a costa do Brasil, que é tão grande. E dizer que hoje celebramos esta festa, mas pelos pescadores e por todos os trabalhadores rezamos sempre, todos os dias”.

Assista acima, no vídeo produzido pela Pascom Santíssima Trindade, momentos da 112ª Festa das Canoas.

Festa Centenária

A tradição da Festa das Canoas teve início no ano de 1910, festejada sempre no segundo domingo de março. Ela surgiu a partir de uma promessa feita por pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à Santa Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha;

Segundo a história, pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram uma promessa;

Anos mais tarde a imagem de Nossa Senhora da Penha foi inserida nas festividades. Com o atendimento das preces, passaram a louvar a Deus com a festa, realizando uma procissão marítima pela Praia Principal, desfile da Bandeira do Divino e a tradicional Missa dos Pescadores.

Imagens: Pascom Santíssima Trindade