01.09.2022

Escatologia do Amor

Pe. Rogério Guimarães divulga livro durante confraternização do corpo presbiteral da Diocese de Cachoeiro

Durante a última confraternização do clero diocesano, o Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha aproveitou para lançar junto o seu livro “A escatologia do amor: a esperança na compreensão trinitária de Deus em Jürgen Moltmann” junto aos irmãos de presbitério.

A Escatologia do Amor é o estudo da escatologia de J. Moltmann a partir da sua compreensão de Deus na história do sofrimento do mundo e na história do sofrimento solidário de Deus por este mundo”.

O livro do Pe. Rogério Guimarães foi lançado no fim de 2020, em cerimônia virtual devido as restrições no combate à pandemia da Covid-19. Com o passar do tempo e a amenização das restrições, o sacerdote pôde ir divulgando sua obra pelas paróquias e eventos da Diocese de Cachoeiro.

Dissertação de Mestrado

O livro “A escatologia do amor: a esperança na compreensão trinitária de Deus em Jürgen Moltmann” é uma premiação da sua dissertação de mestrado e faz parte da série “Teologia PUC-Rio”, onde outras 4 publicações também foram lançadas, em comemoração aos 80 anos da instituição e 52 anos de seu Departamento de Teologia.

Em sua obra, Pe. Rogério faz uma pesquisa sobre o pensamento do teólogo Jürgen Moltmann, 94 anos, que é alemão, protestante da Igreja reformada e um teólogo ecumênico com grande diálogo com a teologia católica.

“Minha pesquisa trata da compreensão que ele tem de Deus, revelado trinitariamente no evento da cruz de Jesus Cristo, que nós chamamos de mistério pascal. Ali se mostra o rosto de Deus, no sofrimento vivido no interior da Santíssima Trindade. Sofrimento ao modo de Deus, capaz de se solidarizar com o sofrimento humano e que nessa solidariedade divina nos liberta e nos convida a uma nova comunhão com ele”, comentou o presbítero na época do lançamento de seu livro.

Imagens: Pe. José Carlos Ferreira da Silva