14.10.2022

Sentido de Pertença

Candidatos ao Diaconato Permanente são instituídos Leitores e Acólitos

Quatro candidatos ao diaconato permanente, alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, deram mais um passo nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, rumo à ordenação diaconal. Os candidatos foram instituídos nos ministérios do Leitorato e do Acolitato durante a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, na Sede da Escola Diaconal, em Cachoeiro de Itapemirim. As instituições são parte do processo formativo do candidato ao diaconato permanente que, depois de alguns anos de formação, segue dando passos significativos ao futuro exercício do ministério diaconal.

Foram instituídos no ministério do leitorado e no ministério do acolitato: Elion de Carvalho Ferreira, Jocélio Luiz Paladini Veronez, José Antônio Barbieri de Souza e Luciano Muscarelli.

Ministérios

O Leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, fazer a leitura da Palavra de Deus. E assim, tanto na missa como em outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O Acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo nas celebrações.

Ao se dirigir aos novos Leitores e Acólitos, Dom Luiz Fernando Lisboa destacou a importância da participação da família na vida dos candidatos ao diaconato e, mesmo tempo, lembrou aos futuros diáconos permanentes do sentido de pertença à Igreja como, ainda, a importância da obediência e da comunhão na vivência

Imagens: Pe. José Carlos Ferreira da Silva e Sueli Moreira Volpini