17.10.2022

Unidos em Comunhão

Bispos de Minas Gerais e Espírito Santo chegam à Roma e dão início à Visita Ad Limina Apostolorum

A comitiva dos (arce)bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), embarcou no último sábado (15), para a Visita Ad Limina Apostolorum. No domingo, a equipe composta por 35 pessoas desembarcou na capital da Itália, rumo ao Vaticano. E nesta segunda-feira (17) teve início a programação da Visita Ad Limina Apostolorum.

Além do encontro com o Papa Francisco, uma série de atividades no Vaticano, como reuniões nos departamentos que integram a Cúria Romana e celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, marcarão a agenda pastoral.

Em vídeo, Dom Luiz Fernando gravou um depoimento, contanto sobre os primeiros passos da visita, onde estiveram visitando o Dicastéro do Desenvolvimento Humano Integral, que tem como prefeito o Cardeal Jesuíta Michael Czerny S.J. Dom Luiz relembrou que o Cardeal Czerny foi quem o Papa Francisco instrui para ser o contato sempre que ele ou a Diocese de Pemba (Moçambique) precisassem de ajuda.

Com a relatoria de Dom Vicente de Paula Ferreira e apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos, a reunião apresentou os impactos causados pelo processo minerário, em Minas Gerais e Espírito Santo. Também foram destacadas as ações do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral e Mineração, constituído em 2020, que assessora as Dioceses e Províncias Eclesiásticas.

No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, com a relatoria de Dom Paulo Mendes Peixoto e apresentação de Dom Dario Campos, foram comentadas as atribuições do Supremo Tribunal que julga reclamações de nulidade e outros processos. Os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que teve a relatoria de Dom Messias dos Reis Silveira e a apresentação de Dom Geovane Luís da Silva.

A Visita Ad Limina Apostolorum acontece a cada cinco anos e sua finalidade é expressar a unidade, a fidelidade e a comunhão de cada (arce)bispo com o sucessor de Pedro.  Sendo uma tradição antiga na Igreja Católica, a peregrinação reunirá uma comitiva de 33 (arce)bispos e poderá ser acompanhada pelo hotsite www.visitaadlimina.com.br e pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB (Facebook, Instagram e Youtube).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA VISITA:

COMITIVA OFICIAL

1. Dom Airton José dos Santos - Arcebispo de Mariana (MG)

2. Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza - Bispo Auxiliar de Vitória (ES)

3. Dom Antônio Carlos Félix - Bispo de Governador Valadares (MG)

4. Dom Cláudio Nori Sturm - Bispo de Patos de Minas (MG)

5. Dom Darci José Nicioli - Arcebispo de Diamantina (MG)

6. Dom Dario Campos - Arcebispo de Vitória (ES)

7. Dom Edson Oriolo dos Santos - Bispo de Leopoldina (MG)

8. Dom Esmeraldo Barreto de Farias - Bispo de Araçuaí (MG)

9. Dom Francisco Cota de Oliveira - Bispo de Sete Lagoas (MG)

10. Dom Frei Irineu Andreassa - Bispo de Ituiutaba (MG)