17.11.2022

Dia Nacional da Consciência Negra: Diocese de Cachoeiro rcelebra 1ª Missa Afro

Missa organizada pela Pastoral Afro celebrará Dia Nacional da Consciência Negra na Diocese de Cachoeiro

Se aproxima o feriado da “consciência negra”, dia conhecido por comemorações voltadas ao movimento Negro no Brasil. Com o intúito de relembrar as lutas e vitórias do movimento durante a história, o Vicariato para Ação Social, através da Pastoral Afro Brasileira Diocesana, promove, neste sábado, dia 19 de novembro, a 1ª Missa Afro com caráter Diocesano em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A celebração acontece às 19h na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São Sebastião, Cachoeiro de Itapemirim.

Antes da cerimonia, às 16 horas, haverá uma Roda de Conversa refletindo a realidade do Negro nos espaços sociais. A Missa é a primeira após o processo de implantação da Pastoral Afro em nossa Diocese. Este processo, teve início com um encontro realizado nos dias 25 e 26 junho deste ano (2022), na Casa de Retiro Mãe da Igreja, em Jerônimo Monteiro.

“Somos chamados por Deus a nos olharmos e a percebermos a grande riqueza que possuímos nesta imensa diversidade que Ele nos deu como grande dom. O povo brasileiro é resultado desta mistura de diversidades, mas que forma uma grande família. Africanos, europeus, asiáticos, americanos… Todos possibilitaram e continuam possibilitando o construir da sociedade. O Senhor não quer que fiquemos parados, mas Ele quer que esse momento de conscientização se multiplique no nosso dia a dia. Como é bom a gente poder se ver, como é bom poder ter a segurança de dizer ‘você é meu irmão, minha irmã e estamos aqui juntos por uma escolha’, porque acreditamos e trazemos Cristo em nós, pois em sua Cruz encontramos o nosso alento e a certeza da vitória da vida sobre a morte, e da liberdade sobre a escravidão”, diz Fabiana Araújo, Membro da Comissão da Pastoral Afro.