10.11.2022

Cachoeiro do alto: uma linda vista da cidade

Conheça a vista panorâmica das torres da Catedral de São Pedro

Apesar de muitas igrejas na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim terem suas torres e campanários inacessíveis ao público, algumas delas são referências históricas e atraem os olhares, como a Catedral de São Pedro, no Centro de Cachoeiro. Além de ter uma arquitetura linda, tem uma torre que proporciona uma das melhores vistas panorâmicas do Centro da cidade. (Fotos abaixo)

A construção da Igreja Diocesana de São Pedro começou no século passado, onde hoje está o Mercado Municipal, existia lá, a Igreja de São João, cujo terreno foi doação. Sem muitos detalhes, consta em atas históricas que essa igreja desabou.

Em 27 de abril de 1918, o então pároco, padre José Bonifácio Parense, após inúmeras conversas com o prefeito na época, Reynaldo Souto Machado conseguiu permutar, com o município, o terreno onde foi levantada a atual matriz de São Pedro. Uma área avaliada em 5.158 m2.

Mas o processo de construção, estava apenas começando. No dia 25 de julho de 1925, na passagem da festa de Santana, o então vigário Florentino Garcia tentou dar início às obras para construção da matriz, mas não foi além dos primeiros passos, não se sabe exatamente por qual motivo, talvez por falta de recursos financeiros. Mas na ocasião foi lançada a pedra fundamental.

Em 16 de agosto de 1940, tendo à frente o padre José Garro, foi dado um grande impulso aos preparativos da construção. O sacerdote apresentou ao prefeito na época, Fernando de Abreu, o projeto da obra de autoria do engenheiro russo, Dr. Wlademiro Bogadanoff. Impactado com a beleza do projeto e desejoso de ver na cidade um templo daquela magnitude, o então chefe do executivo, apoiou como pode.

No mês de junho de 1941, Dom Luiz Scortegangna, então Bispo Diocesano do Espírito Santo, rezou a primeira missa na matriz ainda em construção e benzeu a pedra inicial do Altar-Mor.

Após inúmeras rifas e leilões, promovidos com prendas ofertadas generosamente pelos fieis, no dia 20 de junho de 1949, o frei Luiz Atienza inaugurou, a Igreja de São Pedro – a igreja matriz da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, hoje, uma referência arquitetônica e símbolo da fé católica regional.