13.12.2022

Dom Luiz celebra Festa de Santa Luzia em Iúna

Tradicional evento religioso reúne centenas de pessoas no Caparaó

Nesta terça-feira (13), aconteceu a Festa de Santa Luzia em Iúna, uma das mais tradicionais festas do município que atrai centenas de devotos para acompanhar as missas que são realizadas no Santuário.

A celebração é realizada pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em homenagem a Santa Luzia. Ao raiar do dia, uma procissão com a imagem da santa, protetora do olhos saiu da Igreja Matriz, no Centro de Iúna, em direção à Água Santa, onde aconteceu ao longo do dia várias missas e visitações. Às 16 horas, o Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa encerrou a programação religiosa com uma Santa Missa.

🔹Sobre a Água Santa

No local há uma fonte de água mineral considerada milagrosa: a fonte de Santa Luzia, segundo fieis, jorra água fresca que cura enfermidades dos olhos e da visão. O ritual de fé inclui lavar os olhos três vezes, para garantir proteção. No Santuário existe ainda a Pedra do Pecado e a caverna dos milagres, onde ficam guardados os ex-votos, que são objetos oferecidos depois de uma graça alcançada. Dizem que se você conseguir atravessar três vezes, seus pecados são perdoados.