Notícias

16.01.2023

Você sabe o que significa genuflexão?

Você, certamente, já tenha a feito várias vezes

Talvez, ao ouvir falar essa palavras "genuflexão", você nem imagine o que seja ou saiba o real sentido dela, embora, seja quase certo que você já tenha a feito várias vezes.

Durante as celebrações litúrgicas e, principalmente, na Celebração Eucarística, somos envolvidos por vários momentos e ações, por exemplo: pela música que nos ajuda a rezar, pelas orações que são verdadeiros diálogos com Deus, assim como, também, os vários gestos que se realiza desde o momento que entramos na Igreja até a hora de irmos embora. Dos inúmeros gestos, tratermos de um: a genuflexão. Esse gesto significa veneração, reverência ou adoração.

🔹O que é a genuflexão?

O Cerimonial dos Bispos (livro com orientações litúrgicas), no n° 69, define a genuflexão assim: “é o ato de tocar o solo com o joelho direito, mantendo o esquerdo dobrado e significa a adoração”. A genuflexão é feita em várias situações, por exemplo: para o Santíssimo Sacramento, caso o tabernáculo (sacrário) esteja no presbitério ao entrar ou sair do espaço presbiteral (desde que não esteja durante a Missa); na Celebração Eucarística faz-se apenas ao aproximar-se do presbitério no início e no final da Missa. A Instrução Geral do Missal Romano, ainda no n° 174, traz como necessário genuflectir à santa Cruz, desde a solene adoração na ação litúrgica da Sexta-Feira da Paixão do Senhor, até ao início da Vigília Pascal.

 

 

 

Mais Notícias