14.03.2023

Festa das Canoas completa 113 anos em Marataízes

A Festa das Canoas, tradicional em Marataízes, completou 113 anos neste domingo, 12 de março. Foram dois dias de festividade, em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora da Penha, organizada pela Paróquia Santíssima Trindade com apoio da Prefeitura Municipal de Marataízes.

A tradição que começou no ano de 1910, sempre no segundo domingo de março, surgiu a partir de uma promessa feita pelos pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à Santa Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha.

Conta a história que os pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram uma promessa, anos mais tarde a imagem de Nossa Senhora da Penha foi inserida nas festividades. Com o atendimento das preces, passaram a louvar a Deus com a festa, realizando uma procissão marítima pela Praia Principal, desfile do Mastro do Divino Espírito Santo e a tradicional Missa dos Pescadores.

Este ano o foco esteve todo na espiritualidade ressaltando as celebrações das Missas e as históricas procissões, terrestre e marítima, que reuniu centenas de fiéis na Praia Central de Marataízes.

Para o Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, a celebração é um resgate e fortalecimento da tradição. "Essa festa nunca deixou de ser realizada, porém buscamos, cada vez mais, incentivar essa tradição que nasceu entre os pescadores e marisqueiras, para que se fortaleza e perpetue", disse o líder da igreja católica no sul do Espírito Santo.

🔹Registros: