Notícias

19.03.2023

Em preparação para a Páscoa, fiéis participam de caminhada em Alegre e Jerônimo Monteiro

Os grupos saíram das igrejas matrizes das respectivas paróquias


Pelo menos 450 pessoas caminharam quilômetros no início da manhã deste domingo, 19 março, como forma de penitência em preparação para a Páscoa, que é celebrada no próximo dia 09 de abril. Os grupos saíram das igrejas matrizes das Paróquias Nossa Senhora da Penha, na Ladeira da Matriz, em Alegre e Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora no Centro de Jerônimo Monteiro, em direção ao Campus do IFES em Rive. A atividade começou as 06h00. 

De acordo com pároco de Alegre, Pe. Juliano Ribeiro Almeida, a caminhada tem o objetivo de unir os fiéis sob o mesmo propósito de reflexão e penitência, que, segundo ele, são palavras chave no tempo da Quaresma, que antecede a Páscoa dos católicos. 

"Durante a caminhada as pessoas vão rezando e refletindo sobre o verdadeiro sentido da páscoa", disse o religioso.

"Celebramos a Eucaristia as 09 horas da manhã. Foi uma benção ver o povo reunido, animados e, ver que a vida continua após a pandemia (…) foi muito bom ver o povo com os pés ao chão caminhando, porque, a fé cristã é isso: ser um povo a caminho.” Refletiu. 

A caminhada penitencial acontece na paróquia há anos e, a cada vez, mais pessoas comparecem, segundo o padre, a procissão é uma oportunidade de caminhar rumo a Cristo: 

“Jesus é o viático, quer dizer, o alimentos dos caminheiros, o pão que sacia a fome do povo (…) como Isarael, caminhando no deserto por 40 anos rumo à terra prometida, recebeu o ‘maná’ - o pão vivo que desceu do céu - hoje, Jesus é este ‘maná’ e nós somos o novo Israel”

Ao final da caminhada, que durou cerca de duas horas, houve um café da manhã. 
 

🔹 Registros: 

 

 

 

Mais Notícias