23.03.2023

Bispo de Cachoeiro realiza visita pastoral em Alegre

A Paróquia Nossa Senhora da Penha em Alegre, no caparaó capixaba, recebe entre os dias 22 e 26 de março, a visita pastoral do Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.  A agenda está cheia e durante esses dias, o bispo realiza uma série de encontros.

🔹 Confira a agenda:

A visita pastoral teve início nesta quarta-feira, 22, com o encontro dos padres do Regional VIII com o Bispo. Às 15h30 Dom Luiz visitou à Comunidade São José e a Associação de Agricultura Familiar em Feliz Lembrança, onde foi presenteado com uma cesta de guloseimas da terra. No final da tarde um Ofício Divino foi rezado na Comunidade Santa Terezinha na Vila do Sul. Às 19h, dom Luiz visitou o bairro Clério Moulim onde ocorreu a recepção e missa festiva na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Nesta quinta-feira, dia 23, às 8h, ocorreu o encontro com as comunidades do Assentamento Paraíso. À tarde, às 12h30h, Dom Luiz celebrou uma Santa Missa no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ás 17 horas, haverá o Encontro com o Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). Às 19h Dom Luiz se reúne com todos os Movimentos Apostólicos e Pastorais no Centro de Pastoral.

No dia 24, Dom Luiz vista a Fazenda da Esperança, onde celebrará uma Santa Missa junto as Comunidades locais. Em seguida, as 11 horas, o bispo acompanha a Via Sacra na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, por ocasião de sua visita pastoral. Às 15h, o Bispo Diocesano participa da Oração da Hora Média com as religiosas Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário. Logo após, acontece as visitas ao Lar de Idosos Santa Luísa de Marillac e à APAE. Dom Luiz encerra a programação de sexta-feira, com uma Santa Missa, às 19 horas, celebrada na Comunidade Divino Espírito Santo, na Vila do Café.

Dia 25, Dom Luiz celebra uma Missa na capela da Casa de Caridade São José (Hospital de Alegre) às 07 horas.  Já das 09h à 16h, participa do repasse do Calendário Pastoral referente ao ano de 2023 aos regionais VI e VII. Às 19 horas, celebra uma missa na Comunidade Divino Espírito Santo na Vila Alta.

No último dia, 26 de março às 07h30, Dom Luiz celebra uma Santa Missa na Comunidade Santo Antônio na localidade de Arari. Às 10h ocorre a Santa Missa de encerramento da visita pastoral na Igreja Matriz, com a participação dos fiéis da comunidade paroquial. Em seguida, será realizado o almoço com os Presbíteros, Diáconos, Religiosas e os membros do CPAE.

🔹 Visita Pastoral:

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

Uma visita pastoral do bispo visa contatar pessoas, conhecer lugares e instituições eclesiais e o reconhecimento de trabalhos e atividades desenvolvidas.

🔹 Registros:

Visita a Associação de Agricultura Familiar em Feliz Lembrança