24.04.2023

Infância e Adolescência Missionária realiza formação para assessores na Diocese de Cachoeiro

A Casa de Retiros “Mãe da Igreja” em Jerônimo Monteiro recebeu entre os dias 21 a 23 de abril, assessores voluntários para o Curso de Multiplicadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação reuniu representantes de 12 paróquias e teve como objetivo vivenciar um processo de formação integral, oportunizando que os participantes sejam multiplicadores da IAM em suas comunidades.

O curso contou com a participação de 22 assessores para o fortalecimento de laços e a troca de experiências, criando uma unidade formativa para toda a diocese de Cachoeiro. Os participantes foram escolhidos para representarem suas paróquias e contribuírem com a formação a partir de suas realidades.

Helber Cáries, coordenador estadual da IAM, lembrou os desafios hoje enfrentados pela Igreja na Evangelização das crianças. “Uma das maiores preocupações da Igreja Católica na atualidade é a transmissão da fé para as novas gerações. Vemos tantas pessoas não apresentando mais Jesus às crianças e aos adolescentes. Neste sentido, a Infância e Adolescência Missionária se torna uma grande prioridade. Grande não só porque trata do tema da missão, e o mundo todo é uma grande missão, mas acima de tudo porque esta Obra apresenta a missionariedade, dando às crianças e aos adolescentes uma causa pela qual viver. Desde pequenos eles percebem que têm alguma coisa pela qual dão sentido e significado à vida. Este curso é importante porque quer preparar os assessores e assessoras para trabalhar neste grande projeto da IAM”, destacou Helber.

Para o assessor diocesano do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Padre Antônio Valdeir Duarte de Queiroz “a diocese de Cachoeiro de Itapemirim tem se sensibilizado e buscando responder as urgências da igreja em saída, como nos recomenda o Papa Francisco. A IAM é uma obra pontifícia que nos propõe conhecer e assumir o estilo de Jesus desde a infância, por isso, as paróquias e comunidades são chamadas a formarem grupos que, por meio do auxílio de um assessor, ajude as crianças ao chamado à vida cristã”, contou.

🔹 Conheça a IAM

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam da Obra crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes”. Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão. Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes. Esses grupos são organizados por proximidade de faixas etárias.

Terão o acompanhamento de um/a assessor/a adulto. As crianças ou adolescentes, além de escolher uma equipe de coordenação para dinamizar os encontros, farão a distribuição dos compromissos necessários para o bom andamento do grupo. A IAM tem uma metodologia própria com o objetivo de motivar as crianças e adolescentes a refletir sobre as realidades encontradas desde o âmbito local até além-fronteiras. Para isso, a Obra acontece por meio de encontros semanais para refletir um Tema Gerador, escolhido pelo grupo, dentro de quatro encontros que refletem a realidade, a espiritualidade, o compromisso e a vida de grupo.

🔹 Registros: