03.05.2023

Corpus Christi completa 60 anos de fé, arte e tradição em Castelo

Foto: Bruna Mota

A tradicional solenidade de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Castelo completa 60 anos de história em 2023. Com o tema: “Pão em todas as mesas”, a maior festa do tipo no Estado e uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, acontecerá nos dias 07 e 08 de junho. Os Frades Agostinianos Recoletos da Paróquia Nossa Senhora da Penha e o Instituto Cultural "Irmã Vicenza" são os responsáveis diretos pela realização do evento. A confecção começará na noite de quarta-feira (07) e materiais como areia, pedras, folhas, flores, palha de café, dentre outros, serão utilizados na criação dos 17 quadros e 16 passadeiras que enfeitarão 1,2 quilômetros das ruas do Centro da cidade. Serão 5 mil metros quadrados de tapetes com temas relacionados à vida eclesial, social, religiosa e cultural.

Mais de 3 mil voluntários, da sede e do interior do município, estão trabalhando há meses nos preparativos para o evento. A programação contará com a "Novena Eucarística" nos dias 30 de maio a 07 de junho, às 19h na Igreja Matriz e participarão as Comunidades, Pastorais e Movimentos. Na quinta-feira (08), Solenidade de Corpus Christi, haverá Missas às 07h, 09h, 10h30, 12h e às 16h, a Santa Missa campal, seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Segundo o Prior e Pároco, Frei Antonio Rabanal Bueno, o evento começou como uma manifestação simples a partir de uma Irmã da Caridade de São Vicente de Paulo. “Em 1963, Irmã Vicenza confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia”, contou.

Em 1964, com o apoio de Frei José Osés, à época, Vigário Paroquial, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional.

“São milhares de metros de tapetes e passadeiras confeccionados pela população que, distribuídas em várias equipes, faz brotar obras de arte com os mais belos motivos de fé cristã. São voluntários que no dia anterior à comemoração vencem o frio das noites de junho e trabalham arduamente para preparar lindos tapetes e passadeiras que renderão homenagens à presença de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.”

A Festa de Corpus Christi em Castelo é patrimônio imaterial do estado do Espírito Santo segundo a Lei nº 11.630/2022.

🔹 Arte / Divulgação:

Colaboração: Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida O.A.R