09.05.2023

Cerimônia de benção de safra celebra início da colheita em Muqui

Para celebrar o início dos trabalhos de colheita, a comunidade São Luís realizou na manhã deste domingo, 08 de maio, em Muqui, a cerimônia de Benção do Início da Colheita de Café. Dezenas de cafeicultores do distrito e comunidades vizinhas participaram do ato de fé, organizado pelo Vicariato para Ação Social da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a Santa Missa, abrindo a cerimônia no início da manhã, o Vigário para Ação Pastoral, Padre João Batista Maroni, falou do valor do trabalho para o ser humano, para o sustento da família e o seu desenvolvimento. Comentou ainda sobre a importância de agradecer a Deus pela chuva que traz a vida para as lavouras e desejou a todos uma boa colheita.

Em seguida, aconteceu a caminhada até as lavouras onde foi sacramentada a benção. Uma represa de água também foi abençoada. De acordo com o Vigário Para Ação Social, Padre Evaldo Praça Ferreira, que também abençoou a colheita, a iniciativa surge como fortalecimento para a agricultura familiar.

“E o que queremos é valorizar o homem do campo e o fruto do seu trabalho. A terra é um presente de Deus e o fruto dela são bênçãos que Ele concede aos trabalhadores”.

Aos 73 anos, o cafeicultor Benvindo Carvalho Martins, foi um dos fiéis presentes. “Hoje, por ser essa data tão importante eu não podia faltar. Todo dia a gente agradece o que Deus nos dá, e começar a colheita fazendo as orações é uma forma de começar com o pé direito”, comenta.

A iniciativa tem o apoio do Vicariato de Pastoral, Vicariato da Ação Pastoral, Pastoral da Ecologia, Cafesul, Escola Família Agrícola de Belo Monte e Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Muqui e Mimoso do Sul.

🔹 Igreja Católica e a Agricultura familiar:

A Agricultura familiar é uma das iniciativas abraçadas pela diocese de Cachoeiro de Itapemirim através do Vicariato para a Ação Social. O tema também é defendido pela igreja Apostólica Romana há décadas : Na Encíclica ‘Mater et Magistra’ do Papa João 23 a questão da agricultura familiar está posta como uma questão que a Igreja precisa se preocupar. Papa Francisco na Encíclica ‘Laudato Si’ também trata da preocupação com o meio ambiente e com a agricultura familiar.

Recentemente, com o Sínodo da Amazônia, essa questão voltou a pautar debates e iniciativas na igreja. Na compreensão eclesiástica, a migração da população do campo para a cidade é uma tendência irreversível, mas defender a vida no campo é fundamental para o bem da sociedade.

🔹 Registros: