11.05.2023

Regional Leste 3: Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da Assembleia Nacional dos Leigos.

Com o tema “Cristãos Leigas e Leigos: Sinodalidade, vocação, graça e Missão.”, representantes das três dioceses que junto da Arquidiocese de Vitória compõe o Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB (Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus), participaram nos dias 06 e 07 de maio, em Ibiraçu, região serrana do Espírito Santo, da Assembleia Nacional dos Leigos. No encontro foi eleita a primeira presidência do Regional.

Durante dois dias, 20 delegados e delegadas refletiram sobre a sinodalidade na Igreja no Espírito Santo. O objetivo do encontro foi fortalecer a unidade eclesial na diversidade de carismas e vocações, em clima de fraternidade diante da missão comum à todos.

“Foi um momento de grande relevância para nosso Laicato capixaba. Seria muito satisfatório para todo o regional se pudéssemos nos articular em torno do nosso organismo, pois é o nosso espaço próprio de acolhida, valorização, articulação, protagonismo e discernimento da nossa missão e vocação”, explicou o Presidente do organismo junto ao Regional Leste 3, Tarcísio Bobbio.

Além dos estudos e aprofundamentos dos temas, a Assembleia buscou se levantar temas importantes para conjuntura do momento. Representaram a diocese de Cachoeiro de Itapemirim os leigos: Sirley Camiletti Cardozo, Lia Marin Rezende Guarino, Sônia Cristina Freciano e Noel Zeferino.

“Foi uma grande alegria receber os leigos das três dioceses presentes: Cachoeiro, São Mateus e Colatina. Queremos muito também contar, nas próximas atividades, com a participação de representantes da Arquidiocese de Vitória. Que o Espirito Santo nos ilumine neste caminho, que arda o nosso coração sempre mais, para que os nossos pés sejam firmes neste caminhar. Que Nossa Senhora das alegrias, nossa padroeira seja nossa inspiração para o nosso sim, sempre na alegria de servir." Completou Tarcísio.

🔹 Registros: