18.05.2023

Bispo de Cachoeiro vai compor a presidência do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

A nova presidência do Conselho Episcopal Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contará, novamente, com o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa. Atual secretário geral, Dom Luiz foi eleito vice-presidente, em escolha realizada nesta quinta-feira, 18 de maio.

A votação contou com a participação dos bispos da Igreja Católica no Espírito Santo que participam da Formação Permanente de Presbíteros do Regional Leste 3 na Casa de Encontros São Francisco Xavier em Santa Isabel, Domingos Martins.

O bispo diocesano de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa foi eleito presidente. A votação continuou com a escolha de Dom Luiz Fernando Lisboa como vice-presidente e Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, como secretário-geral.

Já Dom Dario Campos (arcebispo de Vitória) e Dom Paulo Bosi Dal'Bó (bispo de São Mateus), que faziam parte da gestão anterior como presidente e vice-presidente respectivamente, deixarão o cargo após a posse dos novos eleitos para o quadriênio 2023-2027.

🔹 Sobre o Regional Leste 3

Antes de ser criado um novo regional da CNBB, a Província Eclesiástica do Espírito Santo pertencia ao Regional Leste 2 onde está toda a Igreja do estado de Minas Gerais. A aprovação do Leste 3 aconteceu em uma reunião virtual dos bispos do Brasil para a 58ª Assembleia Geral da CNBB, no dia 14 de abril de 2021. A votação contou com 252 votos de aprovação, 6 não e 12 abstenções.  A Missa de instalação do Regional Leste 3, aconteceu em 11 de dezembro de 2021 no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha.