07.06.2023

Começa a confecção dos tapetes para festa de Corpus Christi em Castelo

Voluntários se preparam para criar 1,2 km de obras de arte em Castelo. Serão 5 mil metros quadrados de tapetes de Corpus Christi nas principais ruas e avenidas do centro da cidade. Mais de 3 mil voluntários, da sede e do interior do município, trabalham há meses nos preparativos para o evento. Nesta edição, os organizadores se pautam no tema “Pão em Todas as Mesas”.

Esta promete ser uma das maiores edição da Festa de Corpus Christi de Castelo comparada as anteriores, em toda história, desde a primeira edição ocorrida há 60 anos. Entre os materiais usados pelos voluntários estão: 70 toneladas de pedra moída, 10 toneladas de raspa de pneu, 3 toneladas de vidro moído, 300 sacos de cepilho (palha de madeira), 50kg de cola branca, 300 sacos de palha de café e areia em tonalidades diferentes.

Para Luciano Travaglia, membro do Instituto Cultural Irmã Vicenza, se trata de uma festa tradicional que agrada não apenas os fiéis católicos, mas toda a população castelense, atrai turistas e visitantes de outras localidades e isso resulta em benefícios importantes para o município, em termos de desenvolvimento cultural e econômico.

“Estamos incentivando a cultura, lazer e entretenimento para nossa população, e assim, considerando a importância da tradição do Corpus Christi para o nosso município, ampliamos toda a estrutura, ou seja, decidimos trabalhar para fortalecer ainda mais a festa, e, acompanhando os preparativos, enxergamos o envolvimento de muitas pessoas mobilizadas em prol do sucesso do evento, por isso esperamos realizar uma linda festa”, visualizou Luciano.

Durante o evento, os castelenses e visitantes também poderão aproveitar outras atrações como a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”, a “Praça de Alimentação das Entidades” e a “Feira de Ambulantes” na Avenida Nossa Senhora da Penha.

O evento é realizado pelos Frades Agostinianos Recoletos da Paróquia Nossa Senhora da Penha em Castelo, o Instituto Cultural "Irmã Vicenza" em parceria com a prefeitura da cidade.

🔹 Corpus Christi em Castelo:

Segundo o Prior e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Frei Antonio Rabanal Bueno, o evento começou como uma manifestação simples a partir de uma Irmã da Caridade de São Vicente de Paulo. “Em 1963, Irmã Vicenza confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia”, contou.

Em 1964, com o apoio de Frei José Osés, à época, Vigário Paroquial, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população, a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional.

🔹 Programação:

▪️ Dia 7 de Junho (quarta-feira)

15h00: Início dos trabalhos de confecção dos tapetes.

▪️ Dia 8 de Junho (quinta-feira)

07h00: Celebração Eucarística (Pastoral Familiar)

09h00: Celebração Eucarística (Catequese e Infância e Adolescência Missionária - IAM)

10h30: Celebração Eucarística (Jovens e Crismados)

12h00: Celebração Eucarística (Paróquia Santo André Apóstolo - Distrito de Aracuí)

16h00: Celebração Eucarística Campal seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento.

🔹 Registros: