10.06.2023

FOTOS: Igrejas mantêm a tradição dos tapetes de Corpus Christi no sul do Espírito Santo

Entre missas, procissões e confecção de tapetes coloridos, a fé católica se expressou durante o Corpus Christi nas igrejas do sul do Espirito Santo, na celebração desta quinta-feira, 08 de junho. Em 2023, os tapetes lembraram a Campanha da Fraternidade com o tema de combate à fome, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), o Ano Vocacional dentre outros temas.

A preparação para as procissões e celebrações de Corpus Christi mobilizaram fiéis desde a noite de quarta-feira, 07 de junho, em diferentes cidades. Veja fotos com os registros dos tapetes pelo sul do estado:

◾️ Paróquia Imaculada Conceição - Piúma

◾️ Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Castelo

◾️ Comunidade de São Raimundo Nonato - Paroquia Nossa Senhora da Dores - Dores do Rio Preto

◾️ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Ibatiba

◾️ Paróquia São José - São José do Calçado

◾️ Paróquia São Paulo Apóstolo - Pequiá

◾️ Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens - Iúna

🔹 Significado do Corpus Christi

Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo", e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta quinta. A data não é fixa, mas é sempre logo após o domingo na Santíssima Trindade, que neste ano foi comemorado no último dia 4 de junho. A celebração começou em 1264.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão a Quinta feira Santa, que por sua vez acontece três dias antes da Páscoa. O dia escolhido lembra a instituição da eucaristia, feita por Jesus na Quinta-feira Santa.