08.07.2023

Jovens se reúnem em Cachoeiro para vivência da JMJ

O Encontro Regional da Juventude aconteceu no Centro Universitário São Camilo

Centenas de jovens do Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 08 de julho, do Encontro Regional da Juventude (JRJ), que aconteceu no Centro Universitário São Camilo. O evento teve início com a Santa Missa.

A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Aécio Honorato, MI e concelebrada pelos padres Sebastião Lopes e Enildo Genésio de Souza. Jovens de diversas congregações e ordens religiosas que estão em missão na Paróquia Santíssimo Sacramento da Eucaristia, no Paraíso, marcaram presença no evento que teve como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).

Diante dos jovens, Pe. Enildo, na homilia, enfatizou a importante missão que a Igreja tem junto aos jovens, motivando-os e incentivando-os em meio às dificuldades dos tempos atuais.

“Nossa juventude tem sido machuca pela exclusão, pelo desemprego, pela falta de oportunidade. Quantos jovens estão se suicidando no país (…) Nossa juventude pode estar triste e desanimada. Nossa missão é caminhar com a juventude, dando-lhes palavras de encorajamento”, disse o sacerdote.

Pe. Enildo recordou o testemunho dos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, e a participação na última edição da Festa de São Pedro onde, ao som da Banda Dominus, a juventude encerrou os festejos ao padroeiro diocesano.

Neste sentido, o padre destacou que "a juventude, como Maria, tem pressa; quer uma igreja melhor, um país melhor, e por isso, cabe à Igreja animar e incentivar a presença do jovens na igreja". Após a Celebração Eucarística, os jovens participaram da adoração ao Santíssimo e momento de louvor.

O evento ocorre há menos de um mês da Jornada Mundial da Juventude, na qual a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim envia, entre os dias 1º e 6 de agosto, seis representantes. A JMJ foi iniciada em 1984 e levará, em sua 23ª edição, o papa a Lisboa, em Portugal.

“Daqui a poucas semanas, estaremos todos juntos na Jornada Mundial da Juventude, mesmo que em oração. O maior encontro de jovens católicos do mundo já conta com inscritos de mais de 120 países de todos os continentes. A JMJ promete ser mais do que um encontro gigantesco em números de integrantes, ser uma experiência concreta com o próprio Cristo. E nós, como Igreja particular de Cachoeiro de Itapemirim, estamos em unidos a isso”.

Ao falar sobre sua alegria em participar do encontro, o jovem Victor Oliveira Vitória, 17, ressaltou que, a JRJ o surpreendeu pela animação: “Foi um grande presente estar tantas pessoas nessa jornada e perceber a beleza dos diversos carismas reunidos num único objetivo que é mostrar a beleza da Igreja que também é jovem”.

● Registros: