Notícias

09.07.2023

Rumo ao 15º Intereclesial: Encontro de CEBs reúne Regional II

Durante o encontro, os participantes trocaram experiência e rezam o “Ofício Divino das Comunidades”


A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou neste domingo, 09 de julho, um encontro em preparação ao 15° Intereclesial das CEBs, que acontecerá em Rondonópolis de 18 a 22 de julho de 2023. Centenas de pessoas das paróquias do Regional II se reuniram no ginásio do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim.   

Durante o encontro, os participantes trocaram experiência e rezam o “Ofício Divino das Comunidades”. Ao longo do encontro também refletiram sobre o tema “um novo céu é uma nova terra”, tendo como inspiração apresentar, de forma lúdica, projetos e iniciativas que promovam a ação social e pastoral nas comunidades. 

A atividade contou com a participação de nove paróquias que, com dinamismo e criatividade, exibiram seus projetos através de dança, teatro, música e apresentação testemunhal. O Coordenador do Regional II, Pe. Enildo Genésio de Souza lembrou que a dinâmica social das paróquias depende da animação das comunidades. Ele fez referência ao Apocalipse 21,1-6 para constatar que “para construir uma novo céu e uma nova terra hoje, precisamos agir”.  

Com a assessoria do Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Pe. João Batista Maroni, os participantes fizeram um exercício de reflexão sobre a realidade social e eclesial atual e o desafio das Comunidades Eclesiais de Base.

O encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa C,P e concelebrada pelos presbíteros do Regional II. Uma oportunidade para lembrar a necessidade de seguir nas Cebs como verdadeiros irmãos e irmãs na busca do bem comum e do próximo, porque “a fraternidade e a solidariedade é a face humana do amor de Deus”, destacou Dom Luiz. 
 

🔹 Intereclesial das CEBs

O Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, Espírito Santo. 
 

🔹 Registros: 

 

 

 

Mais Notícias