10.07.2023

Bom Jesus do Norte ordena primeiro diácono em 43 anos

Luciano Muscarelli foi ordenado Diácono Permanente para o serviço à Igreja Particular de Cachoeiro de Itapemirim

Na presença do Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, de diversos Padres, Diáconos, Vocacionados, Candidatos ao Diaconato Permanente e de grande número de fiéis, o leigo Luciano Muscarelli foi ordenado Diácono Permanente na Igreja Particular desta Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no último sábado, dia 08 de julho, às 17h, na Igreja Matriz da Paróquia São Geraldo Magela, em Bom Jesus do Norte. Luciano escolheu como lema: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi" (Jo 15,16).

Subgerente Financeiro, aos 53 anos, casado e pai de três filhos, Muscarelli é o primeiro Diácono Permanente ordenado em Bom Jesus do Norte. Entre os anos de 2015 e 2020, ele participou da Escola Diaconal Santo Estevão, passando pelo aspirantado, propedêutico e teologia. Em 13 de outubro de 2022, foi instituído Acólito e Leitor, para auxiliar nas funções litúrgicas.

Luciano tem longa caminhada na Igreja, atuou na Iniciação para Vida Cristã (IVC), foi Ministro Extraordinário da Eucaristia e da Palavra. Também atua ativamente na Pastoral Familiar, junto com sua família.

Após a proclamação do Evangelho foi feita a apresentação do candidato e proferida a homilia por Dom Luiz Fernando Lisboa. Em sua reflexão, o bispo salientou a importância do Diaconado Permanente no serviço à Igreja. "Depois de dois mil anos, nos alegramos como Igreja, comunidade de fé, porque o Senhor continua chamando homens e mulheres para viverem um discipulado de amor-serviço, na Igreja, povo de Deus, que peregrina rumo à Casa do Pai. Luciano já servia à Igreja por muitos anos, como ministro extraordinário da Sagrada Eucaristia, mas vendo as necessidades da Igreja, acolheu em seu coração o chamado do Senhor de abraçar o ministério do amor-serviço através do Diaconado Permanente. Nossa Igreja Diocesana louva e agradece a Deus", salientou.

Logo depois, Luciano se prostrou no chão e a comunidade, unida, cantou a ladainha de todos os Santos e Santas. O bispo impôs as mãos sobre ele e fez a prece de Ordenação. O novo Diácono foi revestido com a estola e a dalmática, recebeu o Livro dos Evangelhos e, por fim, o abraço da paz e acolhida de Dom Luiz, bem como dos demais Diáconos e Padres.

Ao final da Missa, o novo Diácono manifestou sua gratidão às diversas lideranças que o apoiaram, aos seus formadores, ao Bispo Diocesano e ao Clero da Diocese. Dedicou um espaço importante para agradecer à sua esposa e filhos por todo o apoio e força na caminhada durante o tempo de formação na Escola Diaconal e no serviço à Igreja.

"Peço a cada um, irmãos e irmãs, que rezem por mim para que eu possa exercer o ministério do Diaconato Permanente com responsabilidade e zelo, que Deus em sua infinita misericórdia me guie e me ilumine", concluiu.

● Registros: