10.07.2023

Voluntários da assistência religiosa em presídios se reúnem na Paróquia Nosso Senhor dos Passos

A Secretaria da Justiça (Sejus) promoveu a capacitação para cerca de 60 voluntários

A Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), recebeu neste sábado, 08 de julho, representantes da Secretaria da Justiça (SEJUS) para uma capacitação que reuniu cerca de 60 voluntários que atuam com assistência religiosa nos presídios capixabas. O trabalho é desenvolvido pela Assessoria de Assistência Religiosa (ASRE) e o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter).

Com o tema “Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade”, a ação foi realizada no Centro Pastoral Paroquial, em Cachoeiro de Itapemirim, com a presença de representantes de diversas entidades religiosas.

Realizada anualmente, a capacitação visa aprofundar o tema com os voluntários, apresentar metodologias e a fundamentação legal da atividade. A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, explica que a Portaria nº 1.135-R, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado.

“Não temos dúvidas que a assistência religiosa é uma ação importante no processo de reintegração das pessoas privadas de liberdade. As capacitações são necessárias para o melhor desenvolvimento das ações. Precisamos garantir a assistência religiosa aos apenados, conforme o que determina a Lei de Execução Penal e, ao mesmo tempo, desenvolver a atividade de maneira equilibrada, com segurança, respeito às crenças e à diversidade religiosa. Para que os voluntários atuem no sistema prisional, é fundamental atender a alguns requisitos de segurança estabelecidos”, disse Maria Jovelina Debona.

Atualmente, a assistência socioespiritual nas unidades prisionais é promovida por 2.630 voluntários cadastrados, distribuídos em 28 denominações religiosas.

Sobre o Ginter

O Ginter é composto por assessores teológicos que contribuem de forma voluntária com a Sejus para a assistência religiosa no sistema prisional, qualifica os voluntários que atuam nas unidades prisionais, também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados com a direção das unidades prisionais.

Informações: SEJUS