13.07.2023

Retiro Diocesano de Presbíteros: Para que serve?

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros

De 10 a 14 de julho, os padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram do Retiro Diocesano de Presbíteros que acontece anualmente. Para viverem este tempo importante na formação permanente do clero, os padres se retiraram em Jerônimo Monteiro, na Casa de Encontro "Maria Mãe da Igreja". Dom Jeová Elias Ferreira, bispo da Diocese de Goiás (GO), é o assessor do encontro.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.

Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. Nesta quinta-feira (13), por exemplo, os sacerdotes vivenciam um “dia de deserto”.

“Nesse dia, após o café da manhã, cada padre saiu sozinho para ler a Bíblia e algum tipo de escrita espiritual sobre o texto ou sobre um assunto em geral. Nós lemos o material e passavam o dia refletindo. A bela realidade é que durante o isolamento, temos a grande oportunidade de experimentar Deus plenamente através do completo abandono a Ele. Isso porque durante o isolamento, somos mais capazes de ouvir e receber a graça e o amor de Deus”. Explica o Padre Antônio Tatagiba.

O Retiro Diocesano de Presbíteros é um dos eventos mais fortes e marcantes na vida da Igreja particular. São dias de recolhimento, deserto, reflexão e revisão da vida espiritual dos padres que, em torno de seu bispo, avaliam sua vida ministerial e buscam novo ânimo e novas perspectivas para o ministério pastoral.

"Para nós, o retiro anual também é uma graça da qual somos chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja. De fato, a intenção primordial do retiro deste ano deve ser a aceitação da urgente necessidade de conversão pastoral à qual, não somente nossas estruturas são chamadas, mas, sobretudo nós, ministros ordenados. Conversão significa mudança de atitudes. Ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo" (Estudos da CNBB – 104, n. 178).

"De fato, somente quem vive em Jesus Cristo (cf. Gl 2,20), poderá ser um grande evangelizador. Os presbíteros são chamados a estarem atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e os promotores da cultura da solidariedade (Estudos da CNBB – 104, n. 176). Um presbítero segundo o coração de Cristo é  servo de todos. Assim, o padre será sempre um dom para a comunidade à qual serve…e cada vez mais, aquele que se coloca como o Mestre e lava os pés dos discípulos para dar o exemplo" (Estudos da CNBB – 104, n. 177).

"Desejamos que o retiro anual seja uma experiência de renovação do ministério, de ação de graças pelo chamado do Senhor que nos fez participantes de seu sacerdócio. Convidamos a todos os fiéis católicos que rezem pelos padres e pelo bispo nestes dias, que a oração seja na intenção de que todos os padres acolham bem as pessoas, exerçam sua paternidade espiritual sem distinções, renovem sua espiritualidade para ajudar tantos irmãos e irmãs que buscam a paróquia" (Estudos da CNBB – 104, n. 177). Que estes desejos se realizem para todos os padres de nossa Igreja Particular de Cachoeiro de Itapemirim.