14.07.2023

Orações e reflexões marcam Retiro Diocesano de Presbíteros da Diocese de Cachoeiro

O encontro reuniu 54 sacerdotes

Encerrou na tarde desta sexta-feira, 14 de julho, na Casa de Encontro "Maria Mãe da Igreja", em Jerônimo Monteiro, o Retiro Diocesano de Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O encontro, que teve como assessor o bispo da Diocese de Goiás (GO), Dom Jeová Elias Ferreira, reuniu 54 sacerdotes que desde segunda-feira (10), vivenciaram fraternalmente momentos oportunos de oração e reflexão.

Para o Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo em Venda Nova do Imigrante e representante do clero, “o sentimento durante esses dias foi de uma profunda comunhão com Deus, com nosso bispo e com o povo (...) estamos alegres de servir a Deus em sua santa Igreja, percebendo também a vitalidade de nosso clero”, comenta.

Na quarta-feira (12), um rico momento foi vivenciado pelos sacerdotes. Cânticos, pregações e muita oração marcaram a vigília que iniciou às 22 horas, e seguiu com adoração ao Santíssimo até às 07 horas de quinta-feira (13). A condução de cada momento ficou a cargo dos sacerdotes.

Dom Luiz Fernando Lisboa C.P que também participou durante os dias de retiro disse que, “o encontro é para aprofundar no sentido da vida e do ministério dos presbíteros à luz do magistério da Igreja, bem como, o que diz o Concílio Vaticano II, o que diz o Papa Francisco e os outros Papas, que conduziram a Igreja a partir do Concílio Vaticano II” e continua, “o presbítero é constituído na missão de ensinar, santificar e pastorear o povo de Deus, como profeta que fala em nome de Deus, que transmite a mensagem de Cristo”.

○ Retiro Diocesano de Presbíteros

Anualmente os sacerdotes da diocese, dão uma pausa nas atividades paroquiais durante alguns dias, para aprofundarem juntos momentos de espiritualidade, reflexão e partilha. O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral.

○ Registros: