19.07.2023

Caravana do ES segue para o Intereclesial das CEBs no Mato Grosso

Um grupo de 44 pessoas com representantes das 3 dioceses do Espírito Santo e da Arquidiocese de Vitória representam o Regional Leste 3

Com o tema “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss), o 15º Intereclesial das CEBs se aproxima. O evento será sediado em Rondonópolis (MT), entre 18 a 23 de julho. Delegados de todas as regiões do Brasil, de países da América e de outros lugares terão uma maior e melhor articulação das comunidades dispersas pelo Brasil. A partilha de experiências durante os encontros é um dos traços marcantes.

Um grupo de 44 pessoas com integrantes das 3 dioceses do Espírito Santo e da Arquidiocese de Vitória representam o Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É o que garante a coordenadora do regional das CEBs Sirley Camiletti Cardozo.

“É uma grande caravana que reúne dois bispos, inclusive Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim. Estamos falando de um encontro de cinco dias para 1.500 pessoas. O processo de preparação do 15º Intereclesial começou em 2018 reunindo mobilizadores de todo o país. Esse encontro quer estar atento às marcas de nosso tempo para conhecer a realidade à nossa volta e nela mergulhar com olhar da fé, em atitude de discernimento (…). A comunidade se aviva quando se torna lugar gostoso de participação pela forma de acolhimento, de partilha, de respeito pelo diferente, pela mútua ajuda. Daí a importância de implementar nas nossas comunidades de base, a cultura do encontro”, explicou.”

Para o padre Wosley Guimarães Pansini que integra o grupo de participantes do Espirito Santo este é um grande encontro celebrativo. Para o sacerdote, “o evento é uma grande assembleia do povo de Deus que vive nas Comunidades Eclesiais de Base e que se encontra periodicamente para celebrar a caminhada, as conquistas, a luta e o testemunho de ser presença profética nas pequenas comunidades: É um voltar da Igreja através das Comunidades Eclesiais de Base sobre toda a realidade, os desafios de evangelizar e ser presença profética no mundo urbano”, diz o sacerdote da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, ansioso pelo momento.

Aos participantes que irão ao intereclesial, o bispo da diocese anfitriã e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Maurício da Silva Jardim, enviou uma mensagem especial:

“Vocês que estão chegando a Rondonópolis (MT), sejam bem-vindos e bem-vindas. Tudo já está preparado, pois chegou o dia prometido, é agora o tempo favorável para nos encontrar e celebrar o 15º Intereclesial das CEBs do Brasil. Nossa Diocese está preparada para acolher mais de mil pessoas representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) vindos de todas regiões do país”.

CEBs

A palavra CEB significa Comunidade Eclesial de Base. E quando escrita no plural – CEBs, significa Comunidades Eclesiais de Base. São grupos de cristãos leigos, que se reúnem regularmente, nas casas de famílias ou em centros comunitários, a fim de ouvir e aprofundar a Palavra de Deus, alimentar a comunhão fraterna e assumir o compromisso cristão no mundo.

São chamados de "Comunidades" porque são grupos formados por pessoas a partir do lugar onde moram, nos bairros, periferias, centro, morros, zona rural, enfim, estes procuram viver relações fraternas de partilha, ajuda, solidariedade e serviço.