18.07.2023

Padre de Alegre conhece mãe de brasileiro candidato a Santo da Igreja Católica

Pe. Juliano Ribeiro Almeida, encontrou a mãe do Surfista Venerável Guido Schäffer.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, padre Juliano Ribeiro Almeida, encontrou nesta segunda-feira, 17 de julho, no Rio de Janeiro, Maria Nazareth Schäffer, mãe do Surfista Venerável Guido Schäffer.

É chamado de Venerável o fiel que tem o processo de beatificação iniciado e é  considerado alguém que viveu virtudes heroicas, ele foi declarado “Venerável” pelo Papa Francisco no dia 20 de maio de 2023. Desde 2015, o Vaticano analisa a causa de canonização de Schäffer.

“Foi emocionante ouvir um relato em primeira mão de quem conviveu tão de perto com um ‘santo de calça jeans’, como dizia São João Paulo II”, comentou o sacerdote.

Conhecido como Surfista Santo, Guido Schäffer foi médico e seminarista, e, atualmente, é um Venerável e postulante à beatificação. Nascido em Volta Redonda em 22 de maio de 1974, foi criado em Copacabana.

Sua biografia revela que Guido externava um desejo: que se Deus lhe permitisse, gostaria de morrer no mar, onde sentia a presença de Deus a lhe falar na natureza. Ele veio a falecer em 1º de maio de 2009, em um acidente enquanto surfava no Recreio dos Bandeirantes. Em julho de 2011, o trecho do Posto 11 recebeu o nome de Praia do Guido.

Em toda sua vida, o Schäffer exerceu o sacerdócio e atuou em prol da propagação do evangelho, assistindo as Irmãs Missionárias da Caridade com a medicina. O Santo Surfista fundou diversos grupos de oração e, de suas participação em obras de caridades, existem relatos de curas inexplicáveis, as quais são consideradas milagres e fazem parte de seu processo de beatificação.

“Guido não fazia nada de extraordinário, nem tinha revelações privadas, mas alcançou a bem-aventurança por se abrir à ação da graça divina, na prática espiritual ordinária: comunhão eucarística diária, confissão frequente, horas diante do sacrário, meditação da Palavra de Deus, recitação do rosário; tudo totalmente acessível a nós, todo dia!” Completou Pe. Juliano.

Venerável Guido Schäffer