19.07.2023

Bispo de Cachoeiro participa do 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base

bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, falou de suas experiências e expectativas nos primeiros dias do encontro que segue até sábado

Começou nesta quarta-feira, 19 de julho, em Rondonópolis (MT), o segundo dia do 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), encontro que reúne cerca 1,5 mil pessoas entre leigas e leigos, religiosas e religiosos, padres e bispos, representantes dos regionais das CEBs do Brasil, dos povos indígenas, de comunidades quilombolas e convidados de outras Igrejas cristãs, além de um número expressivo de voluntários que irão compor as dez equipes de serviço. Neste 15º Encontro o tema é “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65).

Um grupo de 44 pessoas com integrantes das 3 dioceses do Espírito Santo e da Arquidiocese de Vitória representam o Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, falou de suas experiências e expectativas para o encontro que segue até sábado (22): “Hoje estamos reunidos por grandes blocos. No nosso (Diocese de Cachoeiro), estão reunindos os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nosso objetivo é compreender o sentido da Igreja em saída com a identidade das CEBs. Deus nos chama para continuar o Reino entre nós: estar perto de todos aqueles que anseiam por dignidade, justiça, paz e reconciliação”, disse.

O Intereclesial é espaço de escuta das comunidades e que busca, à luz da Palavra de Deus e do magistério da Igreja, olhar para a realidade social e eclesial e assumir compromissos que transformem e atualizem a vitalidade da missão da Igreja nas comunidades rurais, nas cidades, nos centros urbanos e nas periferias.

Deste modo, o encontro utilizará o método ver-julgar-agir, consagrado na dinâmica das CEBs e da Igreja na América Latina e Caribe, que tem como ponto de partida a experiência das comunidades. Toda organização, reflexões e grupos de trabalho serão divididos em cinco plenárias temáticas: CEBs, Sinodalidade e Poder na Igreja; CEBs e Dimensão Político-social; CEBs e Economia de Francisco e Clara; CEBs e Ecologia Integral; CEBs e Educação.

○ CEBs

A palavra CEB significa Comunidade Eclesial de Base. E quando escrita no plural – CEBs, significa Comunidades Eclesiais de Base. São grupos de cristãos leigos, que se reúnem regularmente, nas casas de famílias ou em centros comunitários, a fim de ouvir e aprofundar a Palavra de Deus, alimentar a comunhão fraterna e assumir o compromisso cristão no mundo.

São chamados de "Comunidades" porque são grupos formados por pessoas a partir do lugar onde moram, nos bairros, periferias, centro, morros, zona rural, enfim, estes procuram viver relações fraternas de partilha, ajuda, solidariedade e serviço.

○ Registros: