26.07.2023

Morre Dom Geraldo Lyrio, arcebispo emérito de Mariana (MG)

Faleceu às 00h15 desta quarta-feira, 26 de julho, em função de uma parada cardiorrespiratória, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana e ex-presidente da CNBB aos 81 anos.

Dom Geraldo estava pregando um Retiro para o clero em Altamira, quando sofreu uma queda na noite de segunda-feira, fraturando o fêmur. Como na região não havia recurso hospitalares adequados para o seu caso, estavam tentando transferi-lo para Vitória, aonde residia.

O corpo passou a ser velado às 6 horas. A Missa de corpo presente será celebrada às 8 horas na Catedral de Altamira. Logo após, seu corpo será transladado para a cidade de Vitória.

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, Arcebispo de Vitória da Conquista e Arcebispo de Mariana, onde se tornou emérito e foi presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia. Recentemente esteve em Cachoeiro de Itapemirim para Festa de São Pedro Apóstolo.

🔹 Dom Geraldo

Dom Geraldo era o segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Nasceu em Fundão (ES), aos 14 de março de 1942, seus irmãos: Ronaldo, Rosa Maria, José Carlos e Luciano. Foi batizado aos 27 de setembro de 1942 pelo Pe. Luiz Gonzaga Parenzi. Iniciou os estudos em sua terra natal, no então Grupo Escolar Ernesto Nascimento, onde fez o curso primário.

Iniciou o primário no Grupo Escolar Ernesto Nascimento em Fundão. Ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória, em 1954, onde realizou o Curso Colegial, tendo sido aluno do Colégio Salesiano.

Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG), onde cursou Filosofia. Obteve a Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Bosco – São João del Rei (MG).

Em 1963 seguiu para Roma, onde se tornou mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, ainda cursou Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana e Especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.

Em 15 de agosto de 1967 foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984 foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória.