26.07.2023

Governador decreta luto por morte de Dom Geraldo Lyrio

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros

O governador Renato Casagrande (PSB) decretou luto de três dias no Estado pelo falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG), nesta quarta-feira (26). Casagrande compartilhou a decisão pelas redes sociais. Dom Geraldo atuou como bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória e foi o 1º bispo de Colatina.

Dom Geraldo estava pregando um Retiro para o clero em Altamira, quando sofreu uma queda na noite de segunda-feira, fraturando o fêmur. Como na região não havia recurso hospitalares adequados para o seu caso, estavam tentando transferi-lo para Vitória, aonde residia.

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto (Vitória) e atendia pedidos de dioceses para palestras formativas e retiros.

Foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, 1° bispo de Colatina, Arcebispo de Vitória da Conquista e Arcebispo de Mariana, onde se tornou emérito e foi presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia. Recentemente esteve em Cachoeiro de Itapemirim para Festa de São Pedro Apóstolo.

O corpo passou a ser velado às 6 horas. A missa de corpo presente aconteceu às 8 horas na Catedral de Altamira. Seu corpo é transladado para Vitória e seguirá para Mariana (MG), conforme desejo expresso pelo próprio arcebispo. Mais informações sobre horários serão divulgados em breve.

▪️ Velório e Sepultamento

Dom Geraldo será velado nesta quinta-feira, 27 de julho, em Vitória a partir das 06 horas, com celebração de missas a cada duas horas.

Às 18 horas, haverá missa e, logo após, o corpo será translado  para a diocese de Colatina, onde será velado até 12 horas de sexta-feira, dia 28 julho.

Em seguida o corpo será transladado para Mariana (MG). As exéquias seguidas de sepultamento será às 15 horas de sábado, 29 de julho.