26.07.2023

Regional Leste 3 promove 1° Encontro de Diáconos e Esposas do Espírito Santo

O evento contou com a presença de representantes das Dioceses e Arquidiocese de Vitória

A Comissão Regional dos Diáconos do Leste 3 (CRD Leste 3) realizou o seu Primeiro Encontro de Diáconos e Esposas, em Ponta Formosa, Vitória. O evento que aconteceu no sábado, 22 de julho, contou com a presença de representantes das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, e da Arquidiocese de Vitória.

A acolhida foi feita durante o café, que foi também uma boa oportunidade para reencontros, abraços e sorrisos. Em seguida, todos se reuniram para a Oração das Laudes em memória de Santa Maria Madalena.  Em seguida, os trabalhos iniciaram com a fala do presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Leste 3, Diác Marcos Rezende.  Na oportunidade o Diác Marcos falou sobre as notícias do Regional, lembrando a todos do belíssimo serviço de assistência psicológica gratuita que a CRD Leste 3 oferece aos Diáconos e seus familiares.

O ponto central do encontro se deu com a fala de Dom Anderson Franklin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Ele abriu sua participação fazendo uma breve lembrança da recente história de criação do Regional Leste 3, suas características e peculiaridades, como por exemplo a presença marcante própria das CEBs no Espírito Santo. Lembrou-nos que a "sinodalidade" tão evocada ultimamente na Igreja do mundo inteiro, sempre esteve presente no nosso jeito de ser, com a atuação dos inúmeros Conselhos das Comunidades e Paróquias, e portanto ser uma igreja sinodal está no nosso 'DNA'. Dando sequência, Dom Anderson dirige-se diretamente aos Diáconos e suas respectivas Esposas presentes, refletindo sobre o Diaconato Permanente a partir de três dimensões: identidade, comunhão e missão.

Tomando sempre como base e ponto de partida as Sagradas Escrituras, Dom Anderson recordou que a identidade mais profunda do Diácono está no servir, sobretudo aos mais desprovidos e desamparados. “Nasce como uma resposta amorosa da Igreja àqueles que não tinham quem olhasse por eles. Portanto, a identidade do Diácono já nasce em missão, num gesto de saída para encontrar aqueles que sofrem. Um segundo aspecto marcante da identidade do Diácono é a escuta da Palavra, e em obediência à mesma, ir ao encontro do próximo e ser sinal desta Palavra no mundo”, contou.

Ainda alicerçado na Palavra de Deus, Dom Anderson falou da comunhão como um reflexo e sinal profundo da Eucaristia. “De uma forma recursiva, a Eucaristia, ao mesmo tempo que requer comunhão, ela alimenta e revigora essa mesma 'comum união', recordando-nos que a comunhão se faz na caridade, numa experiência comum no amor”, disse o bispo.

Por fim, Dom Anderson falou acerca da missão do diácono, fazendo para isso uma ligação com a sua própria identidade: “A missão é resposta a uma urgência, e que a compaixão é fonte geradora do agir missionário. É ela quem impulsiona sempre na direção do outro e aí se realiza a missão.” Ele encerrou dizendo: "não há missão sem compaixão!"

O Primeiro Encontro de Diáconos e Esposas do Regional Leste 3 chega ao seu ápice na Celebração Eucarística presidida por Dom Anderson, e depois foi concluído com um farto e fraterno almoço.

● Registros: