27.07.2023

Representantes da Diocese de Cachoeiro chegam a Portugal para JMJ 2023

Rayane Spolador de Almeida e Antônio Campos Carvalho chegaram ao país nesta quarta-feira (26)

Jovens peregrinos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a caminho da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), estão na Diocese de Porto, em Portugal, para um “programa intenso de atividades” religiosas e culturais, durante seis dias, em preparação para o encontro mundial da próxima semana, em Lisboa. Rayane Spolador de Almeida e Antônio Campos Carvalho chegaram ao país nesta quarta-feira, 26 de julho.

O padre Jorge Nunes, responsável pelo Comitê Organizador Diocesano (COD) do Porto, indica à reportagem que a organização vai oferecer, entre outras ações, um espetáculo audiovisual a “retratar toda a história da Jornada Mundial da Juventude”, a 29 de julho.

“Vamos dar a conhecer aos peregrinos internacionais o quanto de bom e de belo se faz em Portugal, em todos os sentidos”, sublinha o sacerdote.

O jornal diocesano ‘Voz Portucalense’ precisa que os jovens que escolheram o Porto para participarem nos “Dias na Diocese” (DND) chegam de 61 países com sensibilidades e culturas tão diferentes como a Guatemala, o Quirguistão ou os Emiratos Árabes Unidos. O grupo dos representantes diocesanos de Cachoeiro é composto por Brasileiros, Portugueses e Poloneses.

Rayane e Antônio foram acolhidos por uma família e, há também, jovens acolhidos em diferentes espaços comunitários, tais como, instalações paroquiais, escolas e tantas outras estruturas espalhadas um pouco pelo território da diocese.

O programa preparado pelo Comitê Organizador da Diocese do Porto (COD) prevê que, nos primeiros três dias, as manhãs dos jovens peregrinos sejam passadas nas paróquias onde estiverem alojados para conhecerem a realidade local e partilharem a sua experiência de fé com a comunidade anfitriã.

Já no período da tarde, das 14h às 18h30, estão previstas atividades a decorrer nos municípios de Porto, Gaia e Matosinhos.

A ‘Voz Portucalense’ destaca três espetáculos de teatro musical, em cena na cidade do Porto: hoje e amanhã, dias 27 e 28,“Via Crucis”, no Coliseu, pelas 16h00; “Evangelho”, no Auditório da Casa de Vilar, pelas 17h00; e a peça “Cristo Vive”, será apresentada hoje (27) no Estúdio do Perpétuo Socorro, pelas 15h00.

○ Registros: