28.07.2023

Jovens de Cachoeiro e Castelo participam da V JMJAR na Espanha

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim está em clima de Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Desde está quarta-feira, 26 de julho, os jovens Rayane Spolador de Almeida e Antônio Campos Carvalho, parte da delegação diocesana, estão em terras portuguesas. Um grupo de peregrinos da Juventude Agostiniana Recoleta do Brasil (JAR), com os demais representantes da Diocese de Cachoeiro, também estão na Europa. Além dos quatro representantes capixabas, jovens das cidades de Queluz e Breves/PA, São Cristóvão e Novo Leblon/RJ e Manaus/AM, participam, na cidade de Salamanca, na Espanha, da Jornada Mundial da Juventude Agostiniana Recoleta (JMJAR).

Os Agostinianos Recoletos estarão presentes, junto com todos os jovens católicos, em Lisboa para participar da JMJ que acontece de 2 a 6 de agosto e, no âmbito deste evento, os JAR celebram nesses dias anteriores dois importantes eventos: O primeiro Sínodo JAR e o V JMJAR. Ambos são realizados na Residência Universitária Agostiniana de Salamanca, reunindo jovens de todo o mundo em torno do carisma agostiniano recoleto. Os encontros começaram na quinta-feira, 20 de julho, e seguem até o dia 6 de agosto.

Os capixabas Tiago Mauro Sanson, Maryanna Tavares, Mayara Barboza e Lorena Gonçalves Martins representam a JAR das paróquias Nossa Senhora da Penha (Castelo) e Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro).

“É minha primeira viajem internacional justamente neste evento pró-juventude, espero conseguir absorver através das experiências partilhadas um pouco dessa energia e descobrir no mundo tão diferente, nossas semelhanças e amor pela Igreja,”. Contou Tiago Mauro.

Em um evento de tanta importância, Mayara e Lorena acreditam que estar na JMJ é representar e dar voz para eles e aqueles que representam através da JAR. “É sem dúvida alguma um sonho realizado, não haveria oportunidade melhor de enxergar um propósito em minha vida, me sinto tocada e chamada por Deus na missão com os jovens”, conclui Mayara.  Lorena fala em “carregar a representatividade juvenil para todos aqueles que estão diariamente nessa causa comigo, amigos e parceiros de jornada escolar e profissional”, com muito orgulho de estar nesse momento importante.

O V JMJAR começou nesta sexta-feira, 28, e segue até a próxima segunda-feira, 31 de julho. O evento foi organizado por uma comissão com religiosos e jovens da Argentina, Espanha, Filipinas, México, Panamá e Venezuela. Nos meses anteriores, esta comissão distribuiu materiais de reflexão e oração, em preparação para o encontro.

○ Registros: