29.07.2023

Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana, é sepultado em MG

O religioso morreu aos 81 anos, na última quarta-feira, 26

Foto: Arquidiocese de Mariana

O corpo do arcebispo emérito de Mariana, Minas Gerais, e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, foi sepultado neste sábado,29 de julho, na cidade mineira. O religioso morreu aos 81 anos, na última quarta-feira, 26, no Pará, no Norte do Brasil, onde estava na Diocese de Altamira para orientar padres em um retiro espiritual. O sepultamento aconteceu às 16h.

Nesta manhã a Igreja Nossa Senhora do Carmo testemunhou comoventes celebrações em honra ao religioso. Com a presença de familiares, amigos, religiosos e autoridades da Igreja e de municípios pertencentes à região, o ambiente foi permeado por uma atmosfera de oração e gratidão pela vida desse notável líder espiritual.

O corpo de Dom Geraldo foi velado por muitas preces, enquanto os fiéis e os mais próximos rodeavam o falecido bispo em uma comovente demonstração de carinho e saudade. A primeira celebração do dia foi às 7h foi presidida pelo Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Durante a emocionante homilia, Dom Geovane enalteceu os trabalhos e a bondade de coração de Dom Geraldo. Em palavras carregadas de esperança, ele lembrou a todos que não nascemos para morrer, mas sim para ressuscitar, deixando uma mensagem de fé e conforto aos presentes.

Durante a tarde, o féretro foi exposto na praça, com o livro evangeliário e a mitra de Dom Geraldo em cima do caixão, enquanto o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu o momento, acompanhado por sacerdotes e da família de Dom Geraldo.

A cerimônia contou ainda com a presença marcante de onze bispos e centenas pessoas que se reuniram para prestar suas homenagens a Dom Geraldo. Além disso, mais de 2 mil pessoas acompanharam, simultaneamente, os ritos pelas redes sociais da Arquidiocese e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bem como demais veículos parceiros de comunicação.

Entoando a ladainha de todos os santos, juntamente com o som dos repiques dos sinos da Igreja da Sé, familiares de Dom Geraldo e o clero seguiram em cortejo até a Catedral Basílica de Mariana, onde ocorreu o sepultamento na Cripta Arquidiocesana, numa cerimônia reservada aos familiares e alguns representantes do clero. O corpo de Dom Geraldo repousa, agora, entre outros dois ilustres arcebispos de Mariana: Dom Oscar de Oliveira e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Durante toda a liturgia das exéquias e sepultamento de Dom Geraldo, com a autorização da CNBB, foi utilizada a 3ª edição da tradução do Missal Romano, de modo a prestar um tributo ao bispo que, além de ter sido ex-presidente da entidade, nos últimos anos, dedicou-se na tradução da nova edição do Missal Romano. Na oportunidade, também foi lida a mensagem que o Papa Francisco enviou à Arquidiocese de Mariana, manifestando sua solidariedade pelo falecimento do prelado.

▪️ Despedida no Espírito Santo

O Espírito Santo, estado natal do Arcebispo Emérito de Mariana, prestou suas últimas homenagens a Dom Geraldo Lyrio Rocha nesta quinta-feira, dia 27, e parte de sexta, dia 28. Após passar por Vitória e Colatina para o velório, o corpo de Dom Geraldo foi trasladado para Mariana (MG), onde foi sepultado.

Ao longo da quinta-feira, padres, bispos, diáconos, religiosos, fiéis, amigos e familiares se reuniram na Catedral de Vitória para prestar suas últimas reverências a Dom Geraldo que, entre 1984 e 1990, foi Bispo Auxiliar de Vitória. Durante o dia foram celebradas missas presididas pelos bispos do Regional Leste 3 e pelo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler. O Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers concelebrou com dom Jaime.

Às 18h, o Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, presidiu a missa e ao final, emocionado, entregou o corpo aos cuidados do Bispo de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que acompanhou o cortejo fúnebre até sua diocese.

Durante a homilia, Dom Dario lembrou algumas características de Dom Geraldo: “Dom Geraldo era dotado de grande carisma, inteligência, memória e amor pela Igreja de Deus. Tinha a história de nossa Arquidiocese gravada em sua memória”, falou.

O Arcebispo de Vitória também agradeceu pela vida de Dom Geraldo. “Deixou-se moldar pelo infinito amor de Deus, buscando viver como uma nova criatura, um homem novo. Assumindo, como caminho para a vida, em todas as suas escolhas, posturas e ações, a realização da obra de um evangelista, como ele mesmo propôs em seu lema episcopal: OPUS FAC EVANGELISTAE”, ressaltou.

Em Colatina, primeira Igreja Particular que exerceu o seu ministério episcopal como bispo diocesano, a Diocese de Colatina também prestou suas homenagens a Dom Geraldo da noite de quinta-feira até o início da tarde de sexta, às 12h, quando Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa presidiu a última missa exequial.

▪️ Registros:

Fotos: Arquidiocese de Mariana