Notícias

30.08.2023

Padre é surpreendido por capivara dentro de Igreja em Cachoeiro

O bicho estava no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças


A paróquia Nossa Senhora das Graças, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu uma visita inusitada nesta quarta-feira, 30 de agosto, na igreja matriz do bairro IBC: uma capivara. A espécie é vista com frequência em córregos e rios da região.

O bicho ficou "hospedado" na matriz por aproximadamente 18 horas, onde passou uma noite e recebeu alimentação e água, assim que localizada, embora tenha recusado.

Tudo começou por volta das 21h desta terça-feira, 29, de acordo com o padre Evaldo Praça Ferreira, um morador informou ter visto a capivara desorientada no pátio da igreja, com risco de ser atropelada ele não “tocou” o animal.

“Fui informado, mas não vi nada. No início da tarde, ao entrar salão paroquial, tomei um susto: a capivara estava na sala de catequese”, contou o sacerdote que imediatamente procurou ajuda: “Comecei a ir atrás de resgate. Liguei para vários lugares e fui orientado para que não soltasse o bicho, e não me aproximasse. Fechei a porta e, estou aguardando as autoridades competentes”, disse.

Segundo o pároco, a suspeita é que o animal tenha vindo por um córrego que passa na proximidades.

“Não é possível precisar, mas em frente a matriz passa um córrego e, há muita vegetação, acredito que ela (capivara) tenha vindo de lá.”

O Engenheiro Florestal Roberto da Costa explica que o aparecimento dos animais silvestres, muita das vezes, se deve ao fato de que a área urbana tem se expandido muito, o que resulta na diminuição do espaço onde os selvagens vivem. Ou seja, o ser humano tem invadido cada vez mais o meio ambiente.

Na verdade, os animais silvestres são os mais prejudicados, porque o habitat natural deles está sendo destruído, então eles vêm pra área urbana e acabam sendo atropelados ou mortos”, afirmou o especialista.

A capivara será resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA/ES). Se o animal silvestre estiver em boas condições aparentes, sem machucados, o órgão orienta que deve ser deixado para retornar ao bando de forma natural. O recolhimento acontece apenas em casos de ferimentos ou perigo.

No caso do bairro IBC, a PMA afirmou, por telefone, que "após um atendimento no município de em Vargem Alta, onde há uma ocorrência em andamento, será deslocada uma viatura ao bairro IBC".

 

○ Registros: 

 

 

 

Mais Notícias