04.09.2023

Formação Virtual reúne mais de mil lideranças da IVC

No encontro foram repassados detalhes do Diretório para Vida Sacramental

Neste sábado, dia 02 de setembro, cerca de 1000 catequistas de todos os segmentos da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estiveram reunidos, por salas digitais, para uma tarde de formação sobre o Diretório para Vida Sacramental da Diocese de Cachoeiro.

De forma dinâmica e participativa, o documento foi explicado pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Pe. João Batista Maroni, que detalhou o motivo para atualização do documento.

“Essa terceira edição do documento surge tanto da necessidade de imprimir novos exemplares do diretório, quanto da necessidade de atualizar as referências da nossa vivência sacramental e pastoral”, contou.

O Diretório foi promulgado com aprovação do Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, e tem por objetivo, à luz dos ensinamentos da Igreja, melhor formar e servir aos fiéis do Sul do Espírito Santo.

A atualização desse documento começou sob a coordenação de Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, à época Coordenador Diocesano de Pastoral e, atualmente, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Ao assumir o Vicariato para a Ação Pastoral, Pe. João Batista Maroni deu continuidade aos trabalhos.

No texto redacional, contém o norte de acordo com a legislação canônica e a realidade diocesana, para a condução, aplicação e celebração dos sacramentos, de maneira que as pessoas que buscam ou frequentam as paróquias possam ser bem acolhidas, cuidadas e evangelizadas. O Diretório trata dos sete sacramentos em sua fundamentação teológica, diretrizes canônicas e orientações pastorais (Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos).

“Este diretório deve ser lido, estudado, acolhido e assumido por todos os fiéis leigos da nossa diocese.  Aos servos da IVC, que a observância desse documento, seja um belo testemunho de comunhão e fidelidade à Igreja diocesana, empenhada na Acolhida e Missão, em favor do Reino de Deus, nosso objetivo último”, completou padre Maroni.

IVC

A Iniciação à Vida Cristã (IVC) é o processo pelo qual uma pessoa é inserida no mistério de Cristo, tornando-se discípula. É o início de uma caminhada, um itinerário com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade e transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário. A IVC compreende as etapas do Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese com Adultos.