04.09.2023

Entenda o que é o Grito dos Excluídos e Excluídas

Neste ano, a intenção do grupo é discutir o acesso à comida e água no país, no próximo dia 07 de setembro

"Grito dos Excluídos e Excluídas" é um conjunto de manifestações que ocorrem no Brasil desde 1995, ao longo da semana em que se comemora o 7 de Setembro. A cada ano, o grupo escolhe um tema para estar no centro do debate dos atos. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a manifestação começou em 1997.

Neste ano, a intenção do grupo é discutir o acesso à comida e água no país, a partir da questão "Você tem fome e sede de quê?" Atos públicos, caminhadas e mobilizações populares já estão marcadas para quinta-feira, 07 de setembro, no Espírito Santo e em diversos outros estados brasileiros.

O tema anual do "Grito dos Excluídos e Excluídas" é definido a partir das sugestões de uma rede de articuladores e dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na hora do debate, o grupo considera ainda a conjuntura política, social e econômica do país, além da luta dos movimentos populares e sociais.

À Rádio Diocesana o coordenador do Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre Enildo Genésio de Souza, contou que o "Grito dos Excluídos e Excluídas" não é só no dia da Independência do Brasil.

"Ainda que o 7 de setembro seja a data que concentra as principais manifestações populares, é importante enfatizar que o grito não acontece apenas no dia 7. É um processo de reflexão e que dura o ano inteiro", afirma.

○ Água e alimento

No Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões. Os dados são de um relatório de março deste ano, feito com base nos indicadores de 2021 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

Ainda de acordo com o levantamento, os doze dos 20 piores índices registrados estão no Norte e no Nordeste do país.

De acordo com Dalila Alves Calisto, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a água é um direito humano, um bem comum e um Patrimônio da Humanidade, que deve estar sob o controle popular e não das grandes empresas multinacionais.

Já um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado em junho deste ano, revelou que o Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.

🍽  A média dos últimos três anos (2020-2022) é que 1,5 milhão de brasileiros entraram para as estatísticas da fome, na comparação com o triênio 2019-2021;

🍽  Ao todo, são 10,1 milhões de brasileiros, o que representa 4,7% da população;

🍽 Já no mundo, 735 milhões de pessoas (9,2% da população) não tiveram o que comer nos últimos três anos; 122 milhões de pessoas a mais que 2019.

○ Serviço:

Dia 07 de Setembro 2023

Saindo às 15 horas da Igreja Nossa Senhora da Consolação rumo à Catedral de São Pedro. Em seguida, Missa com Dom Luiz Fernando Lisboa.