05.09.2023

Paróquia celebra Nossa Senhora da consolação em Cachoeiro

Foto: André Fachetti

Uma igreja lotada para celebrar a Solenidade de Nossa Senhora da Consolação, da Diocese Cachoeiro de Itapemirim e, dar continuidade as celebrações do ano jubilar. Na segunda-feira, 04 de setembro, a celebração de ação de graças foi presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa C.P e concelebrada pelo pároco, Frei Silvestre Brunoro, OAR e dos vigários paroquiais Frei Enéas Berilli, OAR, Frei Rodolfo Werneck Pereira, OAR e Frei Rildo Fonseca de Lima, OAR. Participaram da Celebração Solene também. Frei Rodolfo Werneck Pereira O.A.R. (vigário paroquial e promotor vocacional da Província Santo Tomás de Vilanova) e Frei Gustavo Barbiero Mello O.A.R. (vigário paroquial da Paróquia São Januário e Santo Agostinho da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro), além dos diáconos permanentes: Ary de Paula Nascimento, Sérgio Ricardo Secchin, José Augusto Louzada Dutra, José Carlos Zóboli.

Antes da Celebração Eucarística, aconteceu a procissão com a imagem da Mãe da Consolação, com o apoio dos fiéis homens do Movimento Terço dos Homens, com saída às 19h, da Igreja de Santo Agostinho no Bairro Vila Rica em direção à igreja matriz.

Assim que chegou a procissão, começou a solene Celebração Eucarística presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa C.P.  Em sua homilia, Dom Luiz enfatizou sobre temas atuais da Igreja como a Jornada Mundial da Juventude, o Sínodo proposto pelo Papa Francisco e da importância do testemunho dos leigos na sociedade de hoje, assim como fez Nossa Senhora.

Antes da bênção final, os coordenadores dos conselhos de pastoral comunitário fizeram uma singela homenagem à Nossa Senhora da Consolação.

○ Agostinianos Recoletos em Cachoeiro de Itapemirim

Atualmente, a Ordem dos Agostinianos Recoletos faz-se presente em 22 países, dentre estes o Brasil em várias frentes de missões: Prelazia de Lábrea (Lábrea da serva de Deus Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho – podendo ser a primeira capixaba a ser beatificada pela Igreja), a missão educacional, como o Colégio Santo Agostinho no Leblon da cidade do Rio de Janeiro, as diversas ações caritativas como a ARCORES e a missão de evangelização pelas diversas paróquias instaladas em nosso país.

Na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, nestes 100 anos de presença, estão marcados pelas missões dos primeiros frades no interior desta cidade, a implantação das primeiras turmas de catequese nos grupos escolares da cidade, com o apoio das irmãs da Congregação de Jesus na Eucaristia, as diversas reformas e construções de igrejas e capelas, por exemplo a construção da Igreja de São Pedro (atual catedral) iniciada no dia 26 de julho de 1925 e concluída no dia 19 de junho de 1949, da qual a Paróquia Nossa Senhora da Consolação foi desmembrada em 8 de dezembro 1953 e instalada no dia 6 de janeiro de 1955, na Igreja de Santo Antônio, reformada e terminada a construção pela Ordem Agostinianos Recoletos.

A atual matriz paroquial foi idealizada por Frei Antolin Rodriguez da Consolação, responsável pela construção da igreja inaugurada no dia 29 de maio de 1960.

Sendo os frades agostinianos recoletos também responsáveis pela construção da Igreja São Sebastião no Aquidabã, as capelas do interior: Vargem Grande de Soturno, Salgadinho, Itaóca Pedra, etc. A Igreja São José Operário no Bairro Zumbi, foi idealizada pelo Frei Toninho.

○ Registros:

Fotos: André Fachetti