09.09.2023

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam do XVIII encontro nacional de responsáveis diocesanos de juventude

Participaram cerca de 400 assessores de diversas dioceses e expressões juvenis.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, em Aparecida do Norte (SP), o XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude (RDJ) da Pastoral Juvenil da CNBB. O evento refletiu sobre o novo projeto da Pastoral Juvenil e Comissão para a Juventude – CEPJ.

O encontro contou com momentos de partilha e reflexão sobre os eixos do Projeto Ao Seu Lado. Frei André Tavares conduziu uma reflexão sobre o tema “O esporte, o lúdico, a cultura”, no eixo “Vocação e Missão”, mostrando como trabalhar estes aspectos nas realidades juvenis da Igreja. A partir da espiritualidade de Santo Tomas de Aquino, sobre as virtudes Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança, o religioso partilhou as definições de cada uma dando exemplos de como os esportes podem ajudar a trabalhá-las na espiritualidade e no desenvolvimento humano das juventudes.

“Quanto mais nós trabalhamos o desenvolvimento humano, mais preparados nós estamos para a graça. Mais refinada a natureza humana, mais fortemente a graça de Deus pode agir”, partilhou.

Além disso, foi realizada uma Mesa Redonda sobre Comunicação. Layla Kamila, dos Jovens Conectados, fez uma retrospectiva sobre a missão da Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude (CEPJ) da CNBB, apresentando a importância das novas linguagens para atingir as novas gerações. Além disso, Pe. Toninho, assessor da CEPJ, falou sobre o novo impulso na plataforma de Educação à Distância (EAD) dos Jovens Conectados. Por fim, Pe. Jorge Boran, do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ), a partir do eixo “Formação” do Projeto Ao Seu Lado, apresentou um resumo das ações de capacitação de lideranças juvenis por todo os país.

Participaram cerca de 400 assessores de diversas dioceses e expressões juvenis. Da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participam o Assessor do Setor Juventude, Pe. Josimar Pirovani e a Coordenadora Diocesana do Setor Juventude, Rayane Spolador de Almeida.

“Impulsionar a evangelização dos jovens contando que o Senhor caminha ao nosso lado. Estão sendo dias especiais para aprofundarmos a nossa missão na Igreja a serviço da Evangelização da Juventude”.

O encontro acontece no Auditório Noé Sotillo, e neste ano reflete o tema “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao seu lado, o Magistério do Papa Francisco para as juventudes”.

○ Registros: