09.09.2023

Comissão Organizadora inicia planejamento da Festa da Penha 2024

A Festa da Penha acontecerá entre os dias 31 de março e 8 de abril

A Festa da Penha 2024 tem data para acontecer: será entre os dias 31 de março e 8 de abril. E para deixar tudo pronto para as homenagens à Padroeira do Espírito Santo, a Comissão Organizadora do evento já realizou duas reuniões preparatórias, no Convento da Penha. No encontro, com representantes da Arquidiocese de Vitória, Província Franciscana da Imaculada Conceição e Associação dos Amigos do Convento da Penha, começaram a ser preparadas as surpresas para a 454ª edição da maior festa religiosa do Estado.

Segundo o Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck, algumas novidades serão apresentadas no lançamento do evento, marcado para o dia 8 de dezembro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição e ocasião que já tem se tornado um evento fixo anual de apresentação da Festa de Nossa Senhora da Penha.

“O próprio lançamento dará uma ideia da dimensão maior que a Festa da Penha 2024 pretende alcançar. Vamos chamar a comunidade para apresentar o tema, a identidade visual da festa e também as motivações que irão inspirar nossas intenções à Nossa Senhora das Alegrias. O lançamento, que será esse marco inicial, terá ainda atrações culturais que iremos divulgar oportunamente”, disse Frei Djalmo.

○ A Festa

A Festa em honra, louvor e devoção à Nossa Senhora da Penha, a Festa da Penha tem início sempre no Domingo de Páscoa, celebração esta que plenifica uma das Sete Alegrias de Maria, quando a Mãe vê Cristo Ressuscitado (Sexta Alegria de Nossa Senhora). Alegria é o sentimento que enche o coração de tantos povos, tantas gentes, há centenas de anos.

Frei Pedro Palácios, franciscano leigo que fundou o Convento da Penha, antes de fazer sua páscoa, no ano de 1570, iniciou aqui em terras espírito-santenses esta festa que se tornou muito popular em nossos dias. A Festa da Penha tem origem novamente na devoção à Nossa Senhora das Alegrias. A Festa tem duração de nove dias, ou seja, inicia no Domingo da Ressurreição e culmina na segunda segunda-feira depois da Páscoa.

O coração de uma mãe se alegra por tantas maravilhas, tantos dons, tantas realizações na vida de um filho. Com Maria Santíssima não seria diferente. A Igreja faz questão de recordar agradecidamente alguns momentos em que o coração da Mãe Maria se encheu plenamente de alegria. Esses momentos trazem devoção, amor, carinho, ternura, sentimentos que comprovam o júbilo da maternidade assumida ao aceitar, conceber e criar o Salvador.

A Festa da Padroeira integra todo o Estado do Espírito Santo, abraça a todos de norte a sul. É a festa da unidade, da luz, das alegrias… A Festa da Penha é o louvor bonito do capixaba, demonstrado por meio das caminhadas, romarias, procissões, Missas, atos devocionais. Caravanas de todas as dioceses se organizam para homenagear a Mãe da Penha. As romarias a cada ano reforçam o caráter muito devocional desta festa. É expressivo o número de pessoas que participam das Romarias e de toda programação da Festa.

A cada ano, o número de fiéis tem aumentado. Estima-se que ao longo dos nove dias, mais de 2,5 milhões de pessoas participam de algum momento da festa e prestam suas homenagens à Padroeira.

○ Algumas informações importantes que o devoto não pode esquecer:

Quando será a Festa da Penha 2024?

A Festa da Penha será realizada de 31 de março a 8 de abril de 2024

Qual o tema da Festa?

Será divulgado em 8 de dezembro de 2023

Quando será o feriado da Padroeira?

O feriado estadual em 2024 será no dia 8 de abril (segunda-feira).

Há quantos anos a Festa da Penha é celebrada?

A Festa da Penha é celebrada ininterruptamente há 453 anos (desde 1570)

Quando será a Romaria dos Homens?

A principal e mais aguardada Romaria, a dos Homens, será no dia 6 de abril (sábado).