11.09.2023

Jovens do sul do ES participam da Romaria Jubilar dos 50 anos da PJ

Cerca de 40 jovens do sul do estado, estiveram reunidos em Aparecida do Norte

Em 2023 a Pastoral da Juventude do Brasil celebra 50 anos de presença e articulação, e para celebrar o jubileu, representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 9 de setembro, da Romaria dos 50 anos da Pastoral da Juventude.

Cerca de 40 jovens do sul do estado, estiveram reunidos em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, para refletir o tema “50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor” e a iluminação bíblica “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4).

“Celebrar o Jubileu é fazermos uma grande ação de graças a Deus por tanto bem que fez e faz em nossas vidas. O Jubileu nos convida a olhar para a história, com um coração agradecido”, contou o Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB no Espírito Santo, Antônio Campos Carvalho.

Na ocasião, foi divulgada a carta enviada pelo Papa Francisco.

“Exorto-os a seguirem em frente com a coragem, a ousadia e a criatividade que lhes são características, sem desanimar nem deixar que lhes roubem a esperança. Saibam que estarão sempre amparados pela intercessão do Apóstolo do Brasil e pela proteção maternal da Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe”.

A Romaria reuniu cerca de 5 mil pessoas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, numa programação que contou com a recordação da história e da atuação da PJ em todo o Brasil. Para a Coordenadora do Setor Juventude da Diocese de Cachoeiro, Rayane Spolador de Almeida “a mensagem do Papa só reforça a sintonia da caminhada da PJ com a Igreja”.

“É um sopro de esperança que nos faz querer continuar lutando por um mundo mais fraterno e justo para as juventudes”, destacou.

Durante a missa que encerrou a romaria, o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso motivou: “Eu acredito que cada um de nós, voltando de Aparecida, juntos da mãezinha, reabastecidos e animados pela fé, deveríamos criar novos grupos de jovens, oferecer espaços de comunidade onde os jovens possam se encontrar”, pediu. Inspirados pelo presidente da celebração, a juventude presente na Basílica invocou a rima, “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”, acompanhada da benção final.

○ Registros: