11.09.2023

Paróquia realiza Encontro de Círculos Bíblicos em de Itaóca Pedra

Na programação, além de exposições para aprofundamento, houve um momento reservado para se praticar o círculo bíblico

Reanimar os grupos e comunidades para a realização dos Círculos Bíblicos, este foi o objetivo do Encontrão Paroquial que aconteceu neste sábado, 09 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Itaoca Pedra, Cachoeiro de Itapemirim. O evento faz parte da promoção dos Círculos Bíblicos como estratégia pastoral diocesana na animação bíblica das comunidades da Diocese de Cachoeiro.

No encontro foram apresentadas diretrizes para orientar a realização dos grupos e aprofundar o tema proposto para os subsídios: Sinodalidade – Participação, Comunhão e Missão. O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, que falou sobre o valor dos Círculos Bíblicos e presidiu a missa de encerramento do encontrão.

Na programação, além de uma animada gincana bíblica, houve um momento reservado para se praticar o círculo bíblico no próprio encontro e compartilhar as experiências na realização dos encontros. O objetivo desta dinâmica foi proporcionar que cada participante, grupo ou comunidade pudesse vivenciar e avaliar como que acontece ou se pode desenvolver um encontro do círculo bíblico.

○ Círculo Bíblico:

O Círculo Bíblico, também conhecido como grupo de reflexão, é uma reunião de pessoas para refletir sobre as coisas da vida da comunidade: sua situação, seus problemas, suas conquistas. Nos encontros semanais, os participantes utilizam a Bíblia para ajudar a entender todos esses acontecimentos, que são colocados no grupo e que passam na comunidade.

Sua finalidade volta-se para a reflexão de temas da vida atual, colocados sob a forma de agir na visão de Jesus, ficando mais fácil ligar a vida atual de cada participante dos Círculos Bíblicos aos ensinamentos bíblicos.

○ Registros: